não mexer

header ads

Coração de Dom Pedro I será emprestado ao Brasil para evento.

Em 7 de setembro de 1822, o Brasil era declarado como uma nação independente de Portugal. Como conta a história, o à época imperador Dom Pedro I proclamou às margens do rio Ipiranga a libertação do país.

O coração mumificado é considerado uma relíquia e está conservado há 185 anos na Igreja Nossa Senhora da Lapa.

O recipiente de vidro com o coração de Dom Pedro, na igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto. | Divulgação/ Venerável Irmandade Ordem da Lapa

Em 2022, 200 anos depois, o Brasil pretende fazer uma celebração em homenagem a esse aniversário tão importante.

Para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil, o governo brasileiro quer pegar emprestado de Portugal o coração de dom Pedro 1° para trazê-lo ao país.

A solicitação foi feita à Câmara Municipal do Porto, cidade onde o órgão está armazenado e conservado há 185 anos na Igreja Nossa Senhora da Lapa.

O diplomata brasileiro George Prata, coordenador adjunto das atividades culturais da comemoração, fez a proposta às autoridades portuguesas durante sua visita ao país em fevereiro.

Segundo ele, iniciaram-se “conversações preliminares para explorar a possibilidade da transladação temporária do coração de dom Pedro para o Brasil”.

Em Oslo, o embaixador afirmou que não houve uma solicitação formal, mas que o assunto foi abordado com representantes da Câmera Municipal do Porto e da igreja.

Quanto à formalização em si, o diplomata disse que existem considerações a serem tomadas, e que a mais importante talvez seja referente ao "estado de conservação do coração e saber se ele poderia ser transladado temporariamente para o Brasil”.

Prata alegou que os portugueses acolheram bem a ideia, mas que o pedido só seria formalizado se for confirmada a viabilidade técnica do empréstimo e de transporte do órgão ao Brasil.

Com informações Yahoo News

Postar um comentário

0 Comentários