não mexer

header ads

Agricultor está há 8 meses sem receber medicação da Secretaria de Saúde de Araripe.

Desde 2020, uma decisão judicial obriga a Secretaria de Saúde do município de Araripe a fornecer 3 medicações de alto custo para o agricultor Francisco Fernandes, de 53 anos, que possui hipossuficiência. Mas, de acordo com o filho do agricultor, Euller Guedes, desde setembro de 2021, o município não repassa a medicação que deveria ser de uso contínuo.

Foto: Reprodução

De acordo com Euller, o pai está sendo prejudicado há 8 meses com a falta dos medicamentos e que o problema de hipossuficiência se agrava ainda mais, porque o pai possui problema na coluna.

Os medicamentos, conforme a decisão judicial, consistem em Pregabalina (75 mg), Vesomni (6 mg) e Valtrex (500 mg), e são orçados em cerca de R$ 1.028,00.

Em entrevista ao Site Miséria, Euller afirmou que desde o ocorrido, a secretaria responsável não apresentou uma justificativa pertinente sobre a falta do medicamento, alegando a espera do repasse dos insumos, mas sem data prevista para chegada.

A reportagem do Site Miséria entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município. De acordo com a titular da pasta Clara Saionara, o atraso realmente aconteceu, “uma das medicações recebemos pela nossa PPI que a compra é realizada pelo estado e entregue aos municípios a cada três meses, esse ano ainda não recebemos nenhum trimestre, o que causou o desabastecimento de algumas medicações, mas o município já realizou um processo licitatório neste dia 17 de maio de 2022, visando sanar essas faltas devido ao atraso das medicações da PPI e também das medicações que são judicializados, mas que não constam na programação dos medicamentos. Todas as medicações já serão providenciadas assim que todo o processo licitatório for concluído”, relatou.

Miséria 

Postar um comentário

0 Comentários