não mexer

header ads

Doria diz que “não há razão para não manter diálogo com Lula e PT”.

O ex-governador de São Paulo e pré-candidato ao Planalto João Doria (PSDB) defendeu, nesta quinta-feira (28/4), o diálogo tanto com a direita quanto com a esquerda, inclusive com o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Eu tenho posições muito distintas do PT, mas isso não impede de manter uma relação respeitosa com seus líderes", falou.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A fala foi feita durante sabatina realizada pelo jornal Folha de S.Paulo. “Está no horizonte manter o diálogo aberto, uma democracia tem que manter os diálogos. Não há razão para não manter o diálogo aberto com Lula, com o PT, com partidos à esquerda e mesmo com os partidos à direita. A democracia é isso”, afirmou.

Doria destacou, entretanto, que “continua sendo antagonista ao PT e às políticas estatizantes do PT”. “Eu tenho posições muito distintas do PT, mas isso não impede de manter uma relação respeitosa com seus líderes. Eu entendo que a boa educação, a civilidade democrática deve ser preservada, e só não existe em regimes autoritários”, disse. Mas ressaltou que descarta apoiar Lula na eleição.

É a segunda vez que o tucano acena para uma relação mais pacífica com o PT. Até pouco tempo, Doria equiparava Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em seus discursos, mas agora vem mudando o tom em relação ao petista. Em entrevista ao Valor Econômico na última quarta (27/4), disse que “respeita Lula”, mas não Bolsonaro.

Ainda na sabatina da Folha, o presidenciável defendeu o diálogo entre o PSDB e o MDB, Cidadania e União Brasil. Os quatro partidos vêm conversando para lançar uma candidatura única à presidência da República, de forma que a chamada “terceira via” fique unida nas eleições nacionais.

“É um trabalho em progressão, mas não invalida o bom entendimento entre os quatro partidos. É natural que haja situações convergentes ou não, mas o diálogo é contínuo. É um diálogo no melhor sentido para encontrar uma alternativa que possa romper polarização entre Lula e Bolsonaro”, afirmou.

Metrópoles

Postar um comentário

0 Comentários