não mexer

header ads

Veja onde a máscara é opcional, obrigatória ou recomendada no Ceará.

Decreto divulgado neste sábado (19) pelo Governo do Ceará detalha em que situações e locais a máscara continua obrigatória, passa a ser opcional ou recomenda. O documento detalha o anúncio feito pelo governador Camilo Santana na sexta-feira (18), e as medidas passam a valer na segunda-feira (21).


Locais onde a máscara não é obrigatória

Conforme o Diário Oficial do Ceará, "deixa de ser obrigatório o uso de máscaras de proteção em ambiente ao ar livre, público ou privado, como praças, calçadas, parques, ruas, áreas de lazer, centros abertos de eventos, feiras, estádios de futebol e demais espaços que não sejam cercados ou delimitados por teto e paredes, divisórias ou qualquer barreira física, vazadas ou não, com ou sem janelas, destinados à utilização simultânea de várias pessoas".

Usa da máscara segue obrigatório

As pessoas devem manter a máscara de proteção individual "em ambientes fechados, como transporte público, sala de aula, cinemas, teatros e demais ambientes que não se enquadrem como abertos ao ar livre".

Uso de máscara recomendado

O Governo do Ceará destaca que "fica recomendado o uso de máscaras, em ambientes abertos, por idosos, pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas gripais".


Restrições ainda em vigor

Mesmo com a flexibilização do uso de máscara, aumento da cobertura vacinal contra Covid e a redução de mortes pela doença, algumas restrições são mantidas. Equipamentos de lazer podem ser utilizados desde que:

·                     não tenha aglomerações;



·                     haja definição de regras internas para o uso seguro dos espaços;



·                     haja comunicação prévia às autoridades municipal e estadual da saúde da capacidade máxima de suas piscinas e áreas adjacentes em 30%



·                     haja separação, para fins de controle, das áreas de piscina das áreas de restaurante, evitando ocupação concomitante dos dois espaços.

 

Por g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários