não mexer

header ads

Candidatos aprovados em concurso da Sefaz Ceará tomam posse.

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) realizou, nesta terça-feira (22), no auditório do órgão, em Fortaleza, a solenidade de posse dos candidatos aprovados no concurso público de auditor fiscal. Os novos servidores serão lotados em Fortaleza.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, deu boas-vindas aos novatos e ressaltou que o concurso da Sefaz foi pioneiro na aplicação da política de cota racial. “Este é um momento absolutamente histórico para a nossa secretaria. Este foi o primeiro concurso estadual com cotas para pessoas negras, uma ação afirmativa em que acreditamos plenamente. Acreditamos, sim, em um ambiente com mais diversidade”, disse.

A gestora também destacou a agilidade com que o processo seletivo se desenvolveu. “O nosso concurso foi ultraveloz e contou com a disponibilidade de chamar todas as pessoas que foram aprovadas, de uma única vez. Isso ocorreu por um motivo muito simples. Vocês hoje são absolutamente necessários para o projeto que a gente espera construir.”

A titular da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria, Dulce Ane Lucena, também saudou os novos auditores e falou sobre a importância do trabalho desempenhado pela Sefaz. “A alegria de ser fazendário é enorme e a responsabilidade é maior ainda. Espero que um dia vocês possam estar nesse auditório falando para outros colegas de outra geração essa mesma frase. É toda uma população, toda uma sociedade que espera muito de nós, porque é uma sociedade muito carente e que precisa que a gente abrace o desafio de ser servidor.”

Dulce Ane Lucena esclareceu ainda algumas dúvidas dos estreantes e informou sobre o seminário de alinhamento e integração que será realizado nos próximos dias. Na ocasião, os novos servidores terão oportunidade de conhecer a missão e os valores organizacionais, bem como os principais projetos e ações da Secretaria da Fazenda.

A carioca Érica Dias, que assumiu o cargo de auditora fiscal jurídica, era só emoção. Ela é uma das servidoras que ingressaram na Fazenda por meio da cota para pessoas negras. “Além da cota em si, eu como mulher foi mais especial ainda, porque infelizmente esse ambiente fiscal ainda é muito dominado por homens. E ser mulher e ser negra me deixa muito orgulhosa. Orgulhosa de estar aqui e poder ser um exemplo para as próximas pessoas que vierem.”

Érica Dias defendeu também a reserva de vagas para negros. “Ainda é necessária no nosso país, que, infelizmente, ainda é muito racista. E quem sabe, no futuro, com essas ações afirmativas, a gente não precise. Eu sinceramente espero que meus filhos e netos não precisem passar por isso, porque eles já vão estar mais incluídos na sociedade como um todo.”

O cearense Manoel Siqueira, recém-empossado auditor fiscal da Tecnologia da Informação, também comentou sobre a conquista. “Esse era o concurso dos meus sonhos. Era o concurso que, passando, eu pararia de fazer concurso. É uma alegria indescritível, principalmente do jeito que foi,com toda essa emoção de estar fora das vagas e depois ficar dentro, na última vaga. É uma coisa que vou guardar para o resto da vida. Tenho nem palavras.”

A solenidade contou com a presença dos secretários executivos da Fazenda, Fabrízio Gomes (Tesouro Estadual e Metas Fiscais) e Sandra Machado (Planejamento e Gestão Interna).

Mais sobre o concurso

O concurso da Sefaz Ceará ofereceu 94 vagas de nível superior, distribuídas entre os cargos de Auditor Fiscal, Auditor Fiscal Jurídico, Auditor Fiscal Contábil-Financeiro e Auditor Fiscal da Tecnologia da Informação e Comunicação. O salário inicial é de R$ 16.045,30 para uma carga horária de 40 horas semanais. As provas foram realizadas no dia 15 de agosto de 2021.

O certame foi o primeiro a aplicar a cota de 20% das vagas para negros, instituída por lei sancionada em 25 de março de 2021, dia em que é comemorada a Data Magna do Ceará – marco histórico do fim da escravidão no estado.

Postar um comentário

0 Comentários