não mexer

header ads

Foi mal no Enem? Veja dicas para quem vai refazer o exame.

As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram antecipadas na última quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC), trazendo alívio aos dois milhões de estudantes brasileiros que aguardavam a divulgação de suas notas para saber se teriam a chance de ingressar no tão sonhado curso universitário.

Especialistas orientam candidatos que não obtiveram um resultado satisfatório na edição 2021.

Confira cinco dicas para quem vai refazer o exame desse ano | Antônio Cruz/Agência Brasil Arquivo.

Infelizmente, para algumas pessoas, o próprio desempenho nas áreas de conhecimento não foi satisfatório e será preciso refazer a prova. Inevitavelmente, com essa decisão, é comum que um possível sentimento de fracasso, seguido da apatia, tomem conta, o que é normal. 

Para os candidatos que optaram por não desistir e participar da edição desse ano, especialistas orientam sobre a importância de ser resiliente, manter foco, perseverança e, claro, boa saúde mental.

Além disso, seguir pequenas dicas para estar fortalecido mentalmente podem fazer a diferença no final. Confira as orientações do professor Daniel Ferretto, fundador da plataforma online de estudos Professor Ferretto:

1 - Está tudo bem em tentar novamente

O Enem é aplicado todos os anos. Ou seja, está disponível para quando o aluno puder e quiser se candidatar. Não adianta se remoer e ficar preso ao resultado não desejado. O insucesso pode acontecer, mas ele não é impeditivo para a concretização dos sonhos e objetivos no futuro.

2 - Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Estuda-se tanto e todas as áreas de conhecimento para o Enem que, por vezes, acontece do candidato não se conhecer o suficiente para entender quais foram os elementos que influenciaram em seu resultado, como: dificuldade em raciocinar sob pressão, autocrítica, entre outros. Entender essas questões significa evitar que isso se repita na próxima vez para a próxima tentativa ser mais fácil.

3 - Avalie seu plano de estudos

Enquanto uns optam por estudar 8h por dia, outros acreditam que 5h é mais do que suficiente, desde que bem aproveitadas. Cada pessoa é diferente, motivo pelo qual é preciso entender qual é o método de estudo mais adequado para o seu perfil e compreender isso significa otimizar seu tempo e, consequentemente, ficar mais preparado para o Exame. Crie um plano de estudos adaptado à sua personalidade e realidade.

4 - Estude outras opções

Por vezes, o candidato se fixa tanto em um único propósito (a exemplo de universidades ou algum curso específico) que deixa passar igualmente ótimas oportunidades. Se sentir que esse pode ser o seu caso, é bom considerar outras possibilidades, seja se informar sobre demais faculdades e métodos de entrada e até um curso alternativo.

5 - Saúde mental importa!

Desde o início da pandemia da Covid-19, muito tem sido discutido sobre manter a saúde mental em dia. Sabe-se que candidatos enfrentam dificuldades para ter momentos de descanso e lazer, pois a cobrança é o que predomina no bom desempenho da prova, por isso a busca pelo equilíbrio. Estudar é tão importante quanto descansar. Ao manter o corpo e o cérebro sãos, será possível relaxar e controlar o estresse Na hora de estudar, o conteúdo estudado ficará mais fácil de ser fixado na cabeça.

Com informações de assessoria

Postar um comentário

0 Comentários