não mexer

header ads

Dia das mulheres na ciência: excelência na profissão.

As mulheres representam cerca de 30% dos cientistas do mundo, segundo os dados mais recentes divulgados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Não é à toa que, no dia 11 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída pelas Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre a necessidade da promoção da igualdade de gênero também no ambiente científico e para lembrar a excelência do trabalho desenvolvido pelas mulheres na ciência. Excelência essa constatada, cotidianamente, nas rotinas de diferentes institutos de pesquisa espalhados pelo Brasil.  

Nesta sexta-feira (11), comemora-se o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída pela ONU para conscientizar sobre a necessidade da promoção da igualdade de gênero também no ambiente científico.

Divulgação/Fiepa

Na capital paraense, a excelência da pesquisa científica desenvolvida nos laboratórios do Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais passa pelas mãos de muitas mulheres, em uma equipe cuja proporção de cientistas homens e mulheres se aproxima de 50%. Com foco no desenvolvimento de pesquisas aplicadas e de alta complexidade, o instituto trabalha com o desenvolvimento de projetos inovadores para o setor da mineração, com o objetivo de melhorar a produtividade ao mesmo tempo em que se reduz os impactos
ambientais.

Divulgação/Fiepa

Pesquisadora responsável pela área de caracterização mineral do Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais, a química Patrícia Magalhães lembra que o interesse pela área da ciência esteve presente na sua vida desde antes da graduação e veio a acompanhando ao longo de toda a formação. “Esse gosto pela ciência vem desde muito cedo até porque eu tenho um irmão matemático e que sempre me incentivou muito”, lembra. “Mas o interesse pela química começou um pouco antes da graduação. No ensino médio eu sempre gostei muito de química orgânica e acabei fazendo vestibular para química. Já na faculdade eu comecei a me interessar pela química inorgânica e pela área de mineralogia”.

DOL


Postar um comentário

0 Comentários