não mexer

header ads

Ceará aumenta número de leitos UTI Covid, mas continua com taxa de ocupação em alerta, aponta Fiocruz.

O Ceará registrou uma taxa de ocupação de leitos de UTI Covid de 67%, de acordo com um boletim emitido pela Fiocruz. Os dados da entidade consideram o período entre 24 e 31 de janeiro. Com isto, o estado aparece em uma zona de alerta intermediário da ocupação desses leitos. A Fiocruz considera crítica uma taxa de ocupação de vagas em hospitais acima de 80%.

O índice do Ceará, inclusive, diminuiu em relação à semana anterior, quando a taxa de ocupação era de 75%. A Fiocruz informa que, possivelmente, isso se deve ao acréscimo de leitos voltados para Covid-19, que foram de 328 para 419 entre as duas semanas.

Já Fortaleza aparece entre as 13 capitais em estado crítico de ocupação dos leitos UTI Covid. A cidade registrou 80% de taxa, durante o mesmo período que o estado foi analisado.

A Fiocruz explica que o comportamento das taxas em estados e capitais parece apontar, em alguma medida, para a interiorização de casos de Covid-19 pela variante ômicron, com algumas capitais já apresentando mais estabilidade ou mesmo queda nas taxas, enquanto as taxas dos estados ainda crescem mais expressivamente.

“Voltamos a sublinhar que a elevadíssima transmissibilidade da variante ômicron pode incorrer em números expressivos de internações em leitos de UTI, mesmo com uma probabilidade mais baixa de ocorrência de casos graves”, diz o boletim.

 

Por Samuel Pinusa, g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários