não mexer

header ads

Ceará inicia distribuição de kits de absorventes às escolas estaduais.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), deu início à entrega de kits de absorventes às escolas da rede pública estadual, nesta quarta-feira (29), para que sejam distribuídos às alunas. O processo de repasse da primeira remessa às unidades escolares continua no início de janeiro.

A medida beneficiará 212.544 estudantes, que receberão mensalmente um kit contendo dois pacotes com oito unidades cada. Ao longo de um ano, serão entregues 2.550.528 conjuntos deste tipo, num investimento de cerca de R$ 9,5 milhões.

Em julho passado, o governador Camilo Santana sancionou a lei que autoriza a aquisição e distribuição de absorventes íntimos higiênicos a estudantes da rede pública estadual e das universidades estaduais. A ação tem o propósito de combater o impacto da pobreza menstrual no acesso escolar, evitando constrangimentos e abandono escolar, além de minimizar o risco de doenças.

Além da aquisição e distribuição de produtos, serão desenvolvidas nas unidades de ensino ações de conscientização sobre a adequada higiene menstrual e atenção à saúde íntima.

Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de direito humano e saúde pública. De acordo com a ONU, a pobreza menstrual, ou seja, a falta de acesso a produtos de higiene durante o período menstrual, evidencia diversos problemas sociais e de saúde, sendo um desafio vivenciado mensalmente por 12% da população do planeta.

Foto: Thiara Montefusco

Postar um comentário

0 Comentários