não mexer

header ads

Ceará é estado com maior número de cadastros de doadores de medula óssea nas regiões nordeste e norte do país.

No Ceará, 219 mil pessoas estão cadastradas como doadoras de Medula Óssea. Este número torna o Estado como o primeiro do Norte e Nordeste em voluntários para provável contribuição, de acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

“Queremos agradecer a todos os voluntários que já se cadastraram como possíveis doadores. Com o apoio deles, tivemos uma boa representatividade no número de cadastros em 2021”, comenta Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

Até o dia 21, o Hemoce e a Secretaria da Saúde realizam a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, uma iniciativa para atualizar os dados cadastrais dos voluntários e homenagear aqueles que ajudaram a salvar vidas dos pacientes que estão à espera de um doador compatível.

“Lembramos também às pessoas que já se cadastraram e mudaram de endereço ou número de telefone que atualizem os seus dados. A alteração pode ser feita pelo aplicativo do Registro Nacional dos Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome)”, reforça Nágela.

Para realizar uma doação é necessário se registrar no Hemoce, ter entre 18 e 35 anos. Além disso, é preciso estar saudável e nunca pode ter sido diagnosticado com doença infecciosa ou câncer.

Para concluir o cadastro é necessário apresentar um documento de identidade com foto e comprovante de endereço, além de assinar o Termo de Consentimento.

Após essa etapa, é feita a coleta de uma amostra de sangue (5 ml), que será encaminhada para um laboratório especializado, onde serão feitos os exames necessários.

Os resultados são enviados para o Redome. Sendo constatada a compatibilidade entre doador e receptor, o Hemoce entra em contato com o voluntário para que sejam feitos os próximos exames e a doação de medula óssea seja concretizada.

Locais de cadastro em Fortaleza:
Sede do Hemoce (Av. José Bastos, 3390)
Praça das Flores (Av. Desembargador Moreira, s/n)
Shopping Parangaba (Av. Germano Franck, 300)
Instituto Dr. José Frota (IJF) (Rua Barão do Rio Branco, 1816).

No Interior, os cadastros podem ser feitos nos hemocentros de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Quixadá.

Postar um comentário

0 Comentários