não mexer

header ads

Projeto sugere zerar alíquota do IPVA para motos até 150 cilindradas.

Já imaginou não pagar IPVA nunca mais? Esta pode ser a realidade dos proprietários de motocicletas de até 150 cilindradas.


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (17), um Projeto de Lei (PL) que sugere zerar a alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motos de até 150 cilindradas.

A proposta segue para o Plenário, onde aguarda votação.

Para o autor do texto, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), se a PL for aprovada, irá beneficiar as classes C,D e E, os maiores compradores desse tipo de veículo.

Recentemente o governo federal editou uma alteração no Código Brasileiro de Trânsito que evita  que veículos com irregularidades sejam guinchados em blitz do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Com a determinação, o problema do automóvel deve ser resolvido no local da vistoria.

“Caso o veículo não consiga ser regularizado no ato da fiscalização e a sua irregularidade não ofereça insegurança viária, ele será liberado”, explica o gerente do Núcleo de Formação e Capacitação do Detran-CE, Patrick Reis.

A medida é válida para os automóveis que estiverem com o lacre de segurança rompido, problemas na cor do veículo, inscrição do chassi, placas apagadas ou sem visibilidade e outras irregularidades que não ofereçam risco à circulação.

No Ceará, com a mudança, os motoristas terão um prazo de até 72 horas úteis para regularizar as pendências.

Com isso, o condutor deixa de gastar com guincho e diárias de veículos nos pátios do Detran. Entretanto, os motoristas ainda podem ser multados por infrações previstas no Código de Trânsito.

Como funciona:

Na blitz, o documento do veículo será recolhido. Para tê-lo de volta, o motorista precisa regularizar a situação do automóvel em até 72 horas úteis. Para isso, ele deve procurar o posto da cidade onde o carro está registrado, adquirir um laudo de vistoria e pagar uma taxa.

“Se o condutor não apresentar o veículo regularizado dentro do prazo estipulado, será registrado no sistema desse veículo um bloqueio que gera uma restrição de circulação”, esclarece Patrick Reis

Postar um comentário

0 Comentários