não mexer

header ads

Mais de 47 mil brasileiros ilegais foram apreendidos nos EUA.

Uma situação alarmante tem chamado atenção das autoridades dos Estados Unidos após um levantamento feito do número de brasileiros que chegaram ao território norte-americano de forma ilegal no período de outubro do ano passado a agosto deste ano. 

O contingente é considerado cinco vezes maior do que o registrado no ano anterior.

Desde abril desse ano, foram, pelo menos, 6 mil apreensões feitas por mês | Free Photos/Pixabay

Segundo o serviço americano de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês), no último ano, foram apreendidos 47.484 brasileiros ilegais. O contingente é considerado cinco vezes maior do que o registrado no ano anterior. 

As autoridades passaram a dar maior atenção após a morte da brasileira Lenilda dos Santos, de 50 anos, que foi deixada para trás durante uma travessia no deserto americano e não resistiu às condições climáticas. 

Comparativo 

De outubro de 2019 a setembro de 2020, apenas 9.147 brasileiros foram barrados pelo serviço de imigração. Mesmo sem considerar setembro de 2021, que ainda não tem dados disponíveis, o salto entre os dois períodos foi de 419%. 

O governo dos EUA avaliam que houve uma escalada nos números a partir de fevereiro desse ano, quando 1.077 brasileiros ilegais foram localizados. Em março, o número saltou para 4.079 e, em abril, para 8.824. 

Desde então, foram, pelo menos, 6 mil apreensões feitas por mês. 

Com informações de Rafael Neves/UOL

Postar um comentário

0 Comentários