não mexer

header ads

Lula reage a Ciro e acentua divisão na esquerda.

Um dia após se envolver em um bate-boca público nas redes sociais com a ex-presidente Dilma Rousseff, por causa da afirmação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria conspirado pelo impeachment de sua sucessora, o pré-candidato do PDT ao Planalto, Ciro Gomes, se manteve no embate, desta vez com o líder petista.

Nas redes sociais, Lula e Ciro trocam críticas e antecipam embate de 2022 - (Foto: Reprodução/Twitter)

Lula reagiu às afirmações do ex-ministro de seu governo sugerindo que ele estaria com "sequelas" da Covid no cérebro. Ciro rebateu afirmando que "trágico mesmo seria ter uma sequela moral, como a do notório Lula".

Em entrevista à rádio Grande FM, de Dourados (MS), Lula disse ontem que Ciro foi "banal e grosseiro" nas críticas a Dilma. "O que ele fez ontem (anteontem) foi tão banal, tão grosseiro, que, às vezes, eu fico pensando quando Jesus Cristo, na cruz, dizia: 'Pai, perdoai os ignorantes, eles não sabem o que fazem'. Eu às vezes fico pensando nessa frase", disse o petista.

"Não sei se Ciro teve Covid ou não, mas me disseram que quem tem Covid tem problemas de sequelas, alguns têm problema no cérebro. Não é possível que um homem que pleiteia a Presidência da República possa falar as baixarias que ele falou."

Em nota, Ciro afirmou que teve Covid em outubro do ano passado e não ficou com sequelas. Disse que o petista, "com este comentário infame, acaba de agredir milhões de mortos e sobreviventes da Covid".

Após a entrevista de Lula, Ciro publicou um vídeo no Twitter no qual refaz os ataques. Ele acusou o PT de tentar esconder "o pior de sua história" e chamou o petista de "falso titã". Disse que "a corrupção do governo Lula e a incompetência do governo Dilma" foram os principais responsáveis pelo surgimento do bolsonarismo, e criticou o que chamou de "egocentrismo político" do ex-presidente.

"Duas pragas (corrupção e incompetência) que o PT semeou porque repetiu o mesmo modelo econômico, o mesmo tipo de governança, a mesma cumplicidade com os corruptos profissionais, o mesmo recrutamento de técnicos incompetentes e pouco criativos de governos anteriores. A mesma coisa, aliás, que está fazendo a cria nojenta e involuntária deles, esta praga chamada bolsonarismo."

No vídeo, Ciro reafirmou que Lula teria atuado pela queda de Dilma. "Repito: Lula, sim, foi o maior fator de desestabilização do mandato de Dilma. Ele fez isso de forma às vezes consciente e de forma às vezes inconsciente. Fez isso tanto no passado remoto como nos momentos finais de agonia dela", completou.

Na véspera, em reação às acusações do pedetista, Dilma disse que ele "mente de maneira descarada" para ganhar popularidade, e lamentou ter "em algum momento, dado a Ciro Gomes a minha amizade".

Desde o início da pré-campanha, Ciro tem adotado a estratégia de dirigir ataques à candidatura de Lula, que lidera as pesquisas de intenção de votos, numa tentativa de atrair o eleitorado antipetista. Na última manifestação em prol do impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido), que tinha o objetivo de reunir lideranças de esquerda, Ciro foi vaiado e alvo de uma tentativa de agressão por parte de manifestantes.

Após o incidente, Ciro sugeriu uma "trégua de Natal" com o PT para temas relativos ao impeachment de Bolsonaro. Mas a "trégua" proposta não durou uma semana.

Com informações portal O Povo Online

Postar um comentário

0 Comentários