não mexer

header ads

MPF requer recurso de compensação ambiental do Cinturão das Águas a APAs afetadas.

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou nesta quarta-feira (15) que ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para que seja anulado o ato administrativo do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará (Copam) que decidiu a destinação de recursos compensatórios devidos em razão dos impactos ambientais causados pelo projeto Cinturão das Águas.

O MPF requereu que seja anulado o ato de deliberação para que seja estabelecida, em nova deliberação, a destinação adequada aos recursos da compensação ambiental.

Cinturão das Águas do Ceará (Foto: Nívia Uchoa/Governo do Ceará)

O MPF afirma que, na ação, requereu que os recursos sejam destinados a Áreas de Proteção Ambiental (APAs) afetadas pelos impactos do empreendimento. De acordo com o Órgão, investigações teriam apontado que o governo do Estado do Ceará, por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), pretende destinar os recursos da compensação ambiental a unidades de conservação localizadas em regiões não afetadas.

O MPF requereu que seja anulado o ato de deliberação para que seja estabelecida, em nova deliberação, a destinação adequada aos recursos da compensação ambiental do Cinturão das Águas do Ceará, com a elaboração de novos planos de trabalho e destinação de recursos que priorize a região mais afetada pelo empreendimento.

Postar um comentário

0 Comentários