não mexer

header ads

Conta de energia de 750 mil cearenses não será afetada pela bandeira tarifária.

Cerca de 750 mil cearenses incluídos no CadÚnico terão suas contas de energia elétrica livres da bandeira tarifária de escassez hídrica, adotada pela Aneel para este mês. O número de pessoas isentas é baseado em dados da Enel. São pessoas que usufruem da tarifa social e as que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC Loas).

A tarifa social pode ser requisitada por cidadãos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal com renda mensal de até três salários mínimos que tenham, na família, pessoas com doenças ou deficiências cujo tratamento médico depende de equipamentos que demandem consumo de energia elétrica.

A solicitação pode ser feita diretamente à Enel. Será necessário documentos pessoais com foto. para as famílias que tenham pessoas doentes o deficientes em tratamento, será necessário apresentar laudo médico para comprovar a situação.

Com a conta de luz mais cara, os consumidores brasileiros têm buscado soluções para diminuir o uso de energia elétrica e economizar no final do mês. O mais recente aumento na tarifa começou a valer no último dia 1º, quando foram acrescidos R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, com a criação da bandeira de escassez hídrica. 

Com conta de luz mais cara, consumidores procuram formas de economizar

A cobrança extra será feita até 30 de abril de 2022 e encarecerá a conta de energia, em média, em 6,78%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A bandeira de escassez hídrica substitui a bandeira vermelha 2, em vigor desde junho e que sofreu reajuste de 52% em julho. Segundo o governo, a bandeira foi criada em razão da escassez de chuvas nas usinas hidrelétricas.  

Diante desse cenário, a opção é buscar novos hábitos para diminuir o consumo de energia ao máximo. O site Consumo Consciente Já traz diversas dicas para ajudar o brasileiro a reduzir o valor pago na conta dos meses seguintes.  

A página é uma iniciativa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), juntamente com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e faz parte de uma campanha de consumo consciente de eletricidade.  

Hábitos simples como retirar da tomada os aparelhos de som e televisores já ajudam a aliviar a pressão sobre a conta de luz. É que, mesmo em stand by, eles consomem energia.  

Também é importante não deixar a TV ou outro aparelho ligado sem necessidade, o que também vale para carregadores de celulares.


Postar um comentário

0 Comentários