não mexer

header ads

Aposentados: INSS vai bloquear pagamento de quem não fizer a prova de vida.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta quinta-feira (13) que está retomando a rotina de bloqueio do pagamento de aposentados e pensionista que não fizeram a prova de vida. O bloqueio começa pelos benefícios de competência do mês de maio – pagos no final de maio e início de junho.

De acordo com o INSS, cerca de 160 mil segurados deixaram de fazer a prova de vida em fevereiro de 2020. Esses beneficiários podem fazer o procedimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, evitando que o pagamento do benefício seja bloqueado.

Mas além dos meios digitais, também é possível realizar a comprovação de vida na instituição financeira onde o beneficiário recebe o pagamento.

O INSS explica que a prova de vida tem a finalidade de comprovar que o beneficiário ainda vive e deve ser realizada anualmente pelos segurados do INSS.

Atenção! Os brasileiros que moram no exterior ainda não terão os pagamentos bloqueados. Para esses cidadão, o INSS divulgará as orientações. No entanto, nada impede que esses brasileiros encaminhem as provas de vida.

Cronograma de bloqueio para aposentados

O bloqueio resultante da falta de prova de vida dos residentes no Brasil seguirá de forma escalonada, de acordo com o cronograma abaixo.

Competência de vencimento da comprovação de vida

Competência da retomada da rotina

Março e abril/2020

Junho/2021

Maio e junho/2020

Julho/2021

Julho e agosto/2020

Agosto/2021

Setembro e outubro/2020

Setembro/2021

Novembro e dezembro/2020

Outubro/2021

Janeiro e fevereiro/2021

Novembro/2021

Março e abril/2021

Dezembro/2021

https://recontaai.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários