não mexer

header ads

Vídeo de caixões sem corpos em cemitério é Fake.

Após circular um vídeo nas redes sociais, afirmando que vários caixões foram enterrados sem corpos, em um cemitério de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi confirmado que o caso trata-se de Fake News, ou seja, a informação não procede.

O caso aconteceu durante a gravação de uma reportagem especial no Cemitério Municipal da Barra do Jucu, em Vila Velha, no Espírito Santo.

Reprodução


De acordo a Agência Lupa, especializada em checagem de informações, no vídeo era afirmado que não haviam corpos de pessoas mortas pelo novo coronavírus no caixão, e sim, pedras e papelão.

A Lupa detalha que o vídeo foi feito por um homem, de longe, durante uma reportagem especial da TV Vitória, uma afiliada da Rede Record, gravada no Cemitério Municipal da Barra do Jucu, em Vila Velha, no dia 30 de março. A matéria abordava a rotina de trabalho dos coveiros nos cemitérios, incluindo os cuidados que a categoria está tendo durante o serviço.

Porém, o homem filmou a equipe de reportagem no local e fez a acusação. “Foram desenterrados diversos caixoes no cemiterio de bh e encontraram pedras e papelao dentro! e dai’ , hipocritas! (SIC)”, dizia a legenda do vídeo, que chegou a ser compartilhado por mais de 16 mil internautas.

A equipe de reportagem contou que, ao chegarem no local, as covas já estavam abertas e eles fizeram imagens de apoio que mostram a coveira lavando as mãos e tirando o equipamento de proteção individual usado durante os enterros. Porém, a imagem que gerou a grande repercussão é da coveira mostrando para a equipe como era o movimento que ela realizava diariamente para enterrar os corpos. O vídeo com a intenção de espalhar a informação falsa informa como se fosse enterro realizado sem corpo no caixão.

 A repórter Marla Bermudes chegou a receber diversos ataques nas redes sociais. “Os profissionais envolvidos estão sendo atacados nas redes sociais, de maneira covarde. A Rede Vitória tomará todas as medidas cabíveis, seja fortalecendo a transparência, seja via judicial contra a produção e o compartilhamento do ataque virtual criminoso”, afirmou a Rede Vitória de Comunicação, em nota. 

Com informações da Agência Lupa


Postar um comentário

0 Comentários