não mexer

header ads

URGENTE: Bolsonaro anuncia demissão do presidente da Petrobras e indica general para o posto.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, pelas redes sociais nesta sexta-feira (19), que indicou o general Joaquim Silva e Luna como novo presidente da Petrobras. A indicação acontece após Bolsonaro se irritar com os aumentos sucessivos de preços dos combustíveis. Atualmente, Silva e Luna é diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. Ele é nome de confiança de Bolsonaro.

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco (foto), recebeu uma ameaça velada de demissão do presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

A substituição, segundo Bolsonaro, deve acontecer após o encerramento do ciclo, de dois anos, do atual presidente da estatal, Roberto Castello Branco. O conselho de administração da companhia se reúne na próxima terça-feira (23) para decidir sobre a recondução do presidente da companhia por mais dois anos.

É um procedimento padrão, realizado a cada dois anos, previsto nas regras da política de indicação dos membros do conselho fiscal, conselho de administração e diretoria executiva da Petrobras. Castello Branco assumiu a presidência da estatal em janeiro de 2019, por isso precisaria ser reconduzido em 2021 a mais dois anos. Mas, segundo Bolsonaro, o nome deve ser substituído pelo do general Silva e Luma.

O conselho de administração, contudo, pode não acatar a sugestão de Bolsonaro. Eles têm essa autonomia, segundo o estatuto da Petrobras. O conselho é formado por membros indicado pelo governo, acionistas e empregados. O nome de Castello Branco sempre foi bem-visto entre os conselheiros.

·         Por:Gazeta do Povo

Postar um comentário

0 Comentários