não mexer

header ads

Ceará recebe mais 80.500 doses de vacinas contra a Covid-19.

O avião com 80.500 doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela AstraZeneca/Oxford pousou no final da manhã desta quarta-feira (24) no Aeroporto de Fortaleza. O governador Camilo Santana informou que o Estado segue avançando na campanha de vacinação de sua população.

“Cerca de 320 mil cearenses foram vacinados até o momento, e nossa meta é acelerar o processo de imunização em todo o estado. Seguimos firmes nessa luta”, informou o chefe do Executivo estadual. Dos vacinados, 264.251 pessoas receberam a primeira dose e 54.475 já receberam a segunda. O Ceará espera ainda esta semana a chegada de um outro lote, composto por mais 49.200 doses da CoronaVac/Butantan.

 

O plano é usar o lote recebido hoje (24) para aplicar a primeira dose em pessoas dos grupos prioritários. Das 49.200 doses da Coronavac previstas para o decorrer da semana, a ideia é aplicar a metade e guardar o restante para a segunda dose. A vacinação prioritária para os profissionais de saúde e idosos com mais de 75 anos prossegue na primeira fase.

 

Camilo Santana ressaltou que a distribuição do lote que chegou nesta quarta-feira já começará. “Seguirão a nossa logística de distribuição para os municípios cearenses e, assim, daremos continuidade à vacinação, a forma mais eficaz de conter a multiplicação desses casos”, disse. As doses serão levadas via transporte aéreo e terrestre para as 22 áreas descentralizadas de saúde e de lá as secretarias municipais de Saúde, responsáveis pela aplicação dos imunizantes, retiram a quantidade reservada para cada município.

 

Manter a precaução

Mesmo com a chegada de mais vacinas, o governador salientou que é preciso manter o cuidado e a prevenção até que seja possível vacinar todas as pessoas. “Até a vacinação de todos, só há um caminho: a prevenção. A situação é grave, mas juntos iremos conseguir superar”, comentou Camilo.

 

O Governo do Ceará segue ampliando a rede pública de Saúde para garantir para a população o acesso aos serviços em caso de precisão. Já na próxima segunda-feira (1), o Estado contará com 811 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 e, durante o mês de março, esse número deve ser ampliado para 1.074 leitos, ultrapassando o número que o Estado ofereceu durante o primeiro pico da pandemia.

Postar um comentário

0 Comentários