não mexer

header ads

Ceará negocia aquisição de duas vacinas contra Covid; vacinação deve começar até março

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta terça-feira (8), após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que negocia com o Governo Federal para adquirir a vacina AstraZeneca, de Oxford, contra a Covid-19 para a população cearense.

"A informação do Ministério é da distribuição de 100 milhões de doses da AstraZeneca até junho, com início da vacinação a partir de 3 de março; e mais 160 milhões no segundo semestre. Haveria também negociação de mais 112 milhões de doses de outros laboratórios", afirmou Camilo Santana.

O estado tenta também obter a vacina chinesa CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, do Governo do Estado de São Paulo. A ideia é governador é que a Coronavac esteja disponível para os cearenses ainda antes de março. (Veja abaixo os detalhes da negociação de cada vacina.)

O plano de cobertura vacinal prioriza trabalhadores da saúde, idosos com mais de 75 anos e indígenas na primeira fase.

Os grupos prioritários serão vacinados em quatro e são formados por 1.794.076 de cearenses. A meta é imunizar pelo menos 95% desse público-alvo.

Primeira fase: trabalhadores da saúde, Idosos a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.



Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.

Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras);

Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.



AstraZeneca/Oxford

·                     Previsão de chegada ao Ceará: 3 de março

 

O ministro Eduardo Pazuello afirmou a governadores que a previsão é de que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca tenha o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim de fevereiro.

Em reunião com os governadores no Palácio do Planalto, Pazuello foi questionado sobre o em que etapa está o desenvolvimento do imunizante. O Ministério da Saúde anunciou em junho a parceria para a pesquisa e produção nacional da vacina, em parceria com a universidade e a farmacêutica.

"Isso é AstraZeneca, em que fase está: previsão de submeter à Anvisa (em dezembro). Previsão de registro? Previsão de início no final de fevereiro. Então, se Deus quiser, com tudo pronto nós iniciarmos a vacinação da AstraZeneca", disse.

De acordo com Pazuello, a "vacina de Oxford" está em fase e conclusão da fase três dos testes. Na sequência, o processo deve ser submetido à Anvisa, que avaliará se pode conceder o registro. Segundo o ministro, esses documentos devem ser enviados à agência até o fim deste mês.



Vacina chinesa do Butantan

·                     Governador tenta aquisição para antes de março



Camilo reforçou nesta terça o que havia dito na segunda, sobre a negociação com o Instituto Butantan, do Governo Estadual de São Paulo, para adquirir a vacina chinesa, produzida em São Paulo.

"Tenho mantido conversas com o Governo de São Paulo, diretamente com o governador João Dória, e Instituto Butantan, responsável pela produção da CoronaVac, para a aquisição o mais rápido possível. Temos, inclusive, reunião presencial já marcada em SP na próxima segunda-feira", afirmou Camilo Santana.

O governador do Ceará afirmou também o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, mantém contato com outros laboratórios que desenvolvem a vacina, bem como com o Ministério da Saúde.

"Informo aos cearenses que tudo o que estiver ao meu alcance farei para que a vacina chegue ao nosso estado com a máxima brevidade", completou Camilo.



Por G1 CE


Postar um comentário

0 Comentários