não mexer

header ads

Vaqueiros mantêm viva a história do boi preá

Vaqueiros tentam pegar o boi preá. Foto: Antonio Rocha

.

Na terra dos vaqueiros, todas as atenções estão voltadas para ele, o boi Preá. A primeira vista um animal manso/ tranquilo, que não dá trabalho para entrar no curral. Mas quando vê cavalos, fica logo agitado e na disputa da pega de boi no mato, ainda não foi vencido.

CLIQUE AQUI  e veja a reportagem produzida pela TV Clube

O animal é o xodó da fazenda Caiçara, que fica na zona rural do municipio de Elesbão Veloso, a 170 quilômetros ao sul de Teresina. Nos últimos 4 anos, nenhum vaqueiro da região conseguiu pegar o preá e foram muitas tentativas.  

Á medida que o tempo passa, a fama do preá só aumenta, fama que ele já traz no nome, que é uma homenagem a outro boi que fez história em Elesbão Veloso.  

Nos anos 70, o boi Preá, ficou conhecido por passar mais dez anos para ser capturado. Ao contrário do Preá dos dias atuais, o animal vivia escondido na mata.

O famoso boi Preá pertenceu ao fazendeiro João André, que fez festa quando o animal finalmente foi capturado pelo vaqueiro Chico Barreto em 1977. A história do boi inspirou o seu João a fazer versos de cordel para contar trajetória de Preá, um boi valente e misterioso. CLIQUE AQUI  e veja a reportagem produzida pela TV Clube

canabravanews


Postar um comentário

0 Comentários