não mexer

header ads

Tremor de terra com 2.3 graus de magnitude é registrado entre Iguatu e Orós

Um tremor de terra de magnitude 2.3 foi registrado entre os municípios de Iguatu e Orós, às 14h01 desse sábado (17). Neste caso, a energia sísmica liberada pode ser imperceptível e se deve às falhas geológicas da região, como analisa especialista. Em outubro de 2016, outro tremor foi relatado por moradores com notificação de 2.7 graus.

Segundo o mestre em Geofísica do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Eduardo Menezes, o abalo é devido às pressões ocorridas no interior da terra.

“Em alguns locais, essas pressões atuam nas falhas geológicas que existem e fazem que estas se movimentem, gerando estes tremores, como é o caso dessa região”, explica.


Ainda no sábado, o técnico afirma ter entrado em contato com a Defesa Civil de Fortaleza de Iguatu para informar do tremor. Contudo, “não obtivemos, até o momento, informações que este tenha sido sentido pela população local”. O abalo não apresentou riscos à população por ser de baixa intensidade, enfatiza Menezes.

Ceará Agora.


Postar um comentário

0 Comentários