não mexer

header ads

Mais de 70% dos mesários das eleições de 2020 no Ceará são voluntários

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-Ce) já convocou mais de 75 mil mesários que irão atuar nas eleições de 2020. Desse total, 71,20% são voluntários que darão suporte nas seções eleitorais em todo o Estado. Em Fortaleza, o percentual de pessoas que servirão à Justiça Eleitoral voluntariamente é de 80,46%. Mesmo em período de pandemia, o órgão eleitoral tem registrado crescente interesse de pessoas que desejam participar de forma voluntária das eleições.

O 1° turno das eleições de 2020 está previsto para ocorrer em 15 de novembro. Em relação às eleições de 2018 no Ceará, o percentual de mesários para a eleições deste ano teve acréscimo de 8,87% e aumento de 11,04% em comparação com as eleições de 2016.

Em Fortaleza, o aumento foi de 13,29% em relação ao último pleito eleitoral, e de 22,5%, comparado ao percentual das eleições de 2016.

De acordo com informações do TRE-Ce, cada mesário terá à sua disposição máscaras em três camadas de tecido, protetores faciais, álcool em gel e desinfetante para o ambiente da seção eleitoral.

O ambiente físico será demarcado para garantir o distanciamento social. Além das medidas, o treinamento dos mesários tem acontecido de forma online por meio de plataforma virtual ou pelo aplicativo Mesários.

Para Paula Cavalcante, mesária voluntária de Cascavel, a participação de pessoas que não são do grupo de risco da Covid-19 é crucial para o processo eleitoral do Brasil. “Ao assistir os informes dados pelo Tribunal sobre as medidas de segurança que estão sendo tomadas e por eu não ser do grupo de risco, decidi trabalhar novamente nestas eleições. Neste momento de pandemia, é muito importante que nós, cidadãos que não somos do grupo de risco, possamos prestar nossos serviços ao processo eleitoral do Brasil”, argumenta.

Programa Mesário Voluntário

Os benefícios do programa Mesário Voluntário também incluem o direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado, sem perder salário, a vantagem em caso de empate em concurso público, quando previsto no edital e vale-alimentação para o dia da eleição. Além disso, também é oferecido certificação de participação, que pode ser validado como horas complementares em instituições de ensino superior conveniadas com o TRE-CE.

As nomeações para os voluntários que irão trabalhar nas eleições de 2020 ocorreram de 18 de agosto a 16 de setembro, mas o programa é contínuo e recebe inscrições durante todo o ano por meio do site do TRE-CE.

Foto: MAURI MELO/O POVO

Fonte: O Povo Online


Postar um comentário

0 Comentários