não mexer

header ads

Vira-lata caramelo pode estampar nota de 200 reais, diz Banco Central

mobilização para que o cachorro “vira-lata caramelo” seja o personagem da nova cédula de 200 reais parece estar sendo eficaz. Segundo a diretora de administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, a instituição estuda a ação relacionada ao tema como forma de combate aos maus-tratos. As informações são do portal “UOL”.

Logo após o anúncio da nova cédula, internautas promoveram um abaixo-assinado online para pedir o “vira-lata” caramelo como ilustração da nota de 200 reais. E a petição, criada pelo líder do Patriota na Câmara dos Deputados, deputado Fred Costa (MG), já tem 48 mil assinaturas!

"Não descartamos a relevância do lobo-guará na história e na fauna brasileiras, porém o cachorro vira-lata está mais relacionado ao cotidiano dos brasileiros e, além disso, é presente em todas as regiões do país", diz a petição.

O parlamentar é defensor dos direitos dos animais e diz que essa é a plataforma de seu mandato. Segundo ele, existem 40 milhões de animais abandonados no Brasil, na maioria, cães sem raça definida. Conhecidos por “vira-latas”, estão presentes em todas cidades do Brasil.

A nova cédula de 200 reais foi anunciada no dia 29 de julho junto com a informação de que o lobo-guará estamparia a nota – que não teve imagem divulgada e está em “fase final” de testes.

CAMPANHA

Com o lançamento da nova cédula, Costa viu uma oportunidade de estimular o debate sobre o abandono de animais.

"As causas fundamentais do meu mandato são a defesa e o bem-estar dos animais. Dentro do que a gente defende enquanto política pública, existem três pilares para cães e gatos: castração, educação e adoção", disse.

Ele reconhece a importância do lobo-guará para a fauna brasileira e o fato do animal estar em extinção. Porém, o parlamentar acredita que o “vira-lata” representa o Brasil em vários aspectos e deveria receber a atenção devida como maneira de estimular o debate sobre direito dos animais.

"A inclusão do vira-lata caramelo na cédula é incentivo não só para a adoção, mas também para o controle da espécie. Pode representar uma nova fase para o bem-estar animal, visto que as notícias mais recentes são relacionadas aos sofrimentos deles", diz a petição.

DOL


Postar um comentário

0 Comentários