não mexer

header ads

José Sarto anuncia retorno de atividades presenciais da AL em 20 de julho


O retorno das atividades presenciais da Assembleia Legislativa deve acontecer no dia 20 de julho. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), durante a sessão realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), na manhã desta quinta-feira (09/07). O parlamentar informou que a data coincide com o início da quarta e última fase do Plano de Reabertura Gradual das Atividades em Fortaleza, protocolado pelo Governo do Estado.


José Sarto explicou que, para tanto, testes rápidos para detecção da Covid-19, estão sendo realizados em todos os servidores e terceirizados da AL. “Até o momento, testamos cerca de 700 servidores, entre os quais, 8% testaram positivo para presença do vírus, logo, permanecerão em quarentena e realizando atividade remota, conforme o caso, e 15% indicaram imunidade”, observou.
O presidente esclareceu que, em se tratando do Plenário, as atividades presenciais seguirão o protocolo regular das sessões legislativas ordinárias, porém, observando as orientações sanitárias. Ele explicou que deputados, assessores, imprensa, e todos os servidores que cumprem expediente no ambiente do Plenário serão testados e terão acesso controlado.
“Os deputados deverão indicar apenas um de seus assessores para ter acesso ao Plenário, assim como será controlado o fluxo dos profissionais de imprensa e de outros setores que necessitem estar no ambiente. Da mesma forma, nem todos os parlamentares precisarão estar presentes no plenário, principalmente aqueles de grupo de risco, que poderão participar das sessões de forma remota de seus gabinetes”, explicou.
José Sarto salientou que o plano de retomada das atividades foi elaborado a partir de orientações sanitárias de especialistas. Ele informou que esteve em reunião com o secretário estadual de Saúde, Dr. Cabeto, esta semana, para acertar os detalhes, além de estar em contato frequente com os deputados presidentes de Assembleias Legislativas de outras regiões do País, onde esse retorno está sendo também estudado e organizado em consonância com o estágio da pandemia de cada região. “Até amanhã deveremos apresentar um cronograma com detalhes sobre o retorno de nossas atividades”, afirmou.
O presidente disse ainda que a AL adquiriu totens de higienização, exames, máscaras, e todo o instrumental recomendado para garantir um retorno seguro e responsável, com todo o cuidado não transformar a AL em um foco de transmissão.
Segundo o parlamentar, o governador Camilo Santana tem feito um excelente trabalho nesse momento de crise e mostrado toda a sua capacidade como gestor.  “E por mais que tenhamos percebido uma queda no número de casos e mortes em todo o Estado, a imprensa anuncia uma segunda onda de infecções em muitos países, então devemos dispensar todo o cuidado possível no sentido de seguir as orientações”, afirmou.
Da Agência de Notícias da AL

Núcleo de Comunicação Interna da AL
Whatsapp: 85.99147.6829

Postar um comentário

0 Comentários