não mexer

header ads

Disputa no Cariri começa com fragmentação de pré-candidaturas

Na Região Metropolitana do Cariri, dois municípios passaram por um processo de afastamento dos gestores eleitos em 2016. E um corre serio risco de acontecer. Em Santana do Cariri, o Tribunal Regional Eleitoral cassou a chapa formada por Danieli de Abreu Machado (PSL) e Juracildo Fernandes da Silva (PCdoB). Ambos foram afastados em abril de 2018 e, com a decisão do pleno, novas eleições foram realizadas no Município.

A disputa deste ano deve repetir a protagonizada nas eleições suplementares no município, em junho de 2018. Na época, Pedro Henrique (MDB) venceu a disputa, tendo como vice-prefeita Maristela Sampaio, por uma margem de apenas 15 votos. Em 2020, ele deve voltar a competir pela Prefeitura com o segundo colocado, Vicente Brilhante (PDT). Segundo André Figueiredo, a intenção é unificar os partidos de oposição em torno da candidatura de Brilhante. Contudo, nada está fechado ainda.

Em Nova Olinda, o prefeito eleito, Afonso Sampaio (PSDB), está afastado do cargo desde o início do ano passado. A decisão partiu da Câmara de Vereadores do Município, para realizar investigações sobre a compra do combustível para a frota de veículos da Prefeitura no período 2017-2018 atendeu os trâmites legais. O legislativo chegou a cassar o mandato de Sampaio, mas a questão está agora em tramitação do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Domingos Filho explica que, caso a Justiça decida de maneira favorável a Sampaio, ele passa a ser o candidato natural do PSD para a Prefeitura do Município. Caso contrário, "é desenhar com o partido e com a oposição quem será o candidato", afirma. O prefeito empossado, Ítalo Brito (PP), também deve concorrer ao cargo. Entre as alianças firmadas, a com o PSDB.

Em Altaneira O prefeito Dariomar Rodrigues do PT já lançou a pré-candidatura a reeleição, mas convive com a sombra de seu afastamento, que pode acontecer a qualquer momento. Não se tem conhecimento qual será seu plano B caso o provável aconteça.

Informações Diario do Nordestre


Postar um comentário

0 Comentários