não mexer

header ads

Brasil registra 885 mortos por Covid-19, mostra consórcio da imprensa

Neste sábado (18), o Brasil registrou 885 mortes de pessoas em decorrência da Covid-19. O país acumula 78.815 óbitos e mais de 2 milhões de infectados durante a pandemia desde março; destes, 26.549 foram documentados desde as 20h de sexta (17). As informações são de 24 estados: Piauí, Rio de Janeiro e Rondônia não informaram novos registros referentes ao novo coronavírus neste sábado.

 Imagem ilustrativa | Ministerio Cultura y Patrimonio-Clique na imagem para ampliar.

Os dados com o total de infectados e vítimas foram compilados pelo consórcio entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1, em balanço divulgado diariamente às 20h. O levantamento é feito com a coleta de dados das secretarias de Saúde dos estados.

Além dos dados diários do consórcio, a Folha passou a mostrar a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete. Na última semana, o Brasil registrou a média móvel de mortos com o novo coronavírus de 1.046.

A iniciativa do consórcio de veículos de compilar e divulgar os dados sobre a Covid-19 é uma resposta a atitudes do governo Jair Bolsonaro, que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins, retirou informações do ar, deixou de divulgar totais de casos e mortes e divulgou informações conflitantes. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados neste sábado (18), o Brasil registrou mais 28.532 casos e 921 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.

O total já chega a 78.772 óbitos e 2.074.860 casos de infecção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Os dados mostram também que no total há 1.342.362 pessoas curadas da nova doença. 

Segundo país com mais vítimas na pandemia, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos na contagem de óbitos –que registra 139.748 mortes até este sábado. Os dados são da Universidade Johns Hopkins, dos EUA. Até este sábado, a instituição contabilizava mais de 14 milhões de casos do novo coronavírus e 598.098 mortes em todo o mundo.

FOLHAPRESS


Postar um comentário

0 Comentários