não mexer

header ads

Precisa de RG, CPF e outros documentos? Faça pela internet

Com a pandemia do novo coronavírus, diversos serviços e atendimentos presenciais tiveram de ser suspensos. Assim, muitas atividades podem ser feitas pela internet, por meio do computador ou do celular. Desde a emissão de documentos, seja primeira ou segunda via, até o pagamento de boletos: as facilidades são as mais diversas para evitar a saída de casa de forma desnecessária.

A Carteira de Trabalho tem uma versão digital válida para todos os serviços que eram feitos no papel

 A Carteira de Trabalho tem uma versão digital válida para todos os serviços que eram feitos no papel | Divulgação

Um dos serviços que sempre conta com grande procura é o agendamento para emissão da carteira de identidade. A emissão pode ser solicitada exclusivamente no site da Polícia Civil do Estado, no endereço eletrônico. Ao entrar na página da internet, o primeiro passo é clicar na opção “Fazer um agendamento”, na página seguinte será solicitado dados como o nome completo, e-mail, nome do pai completo, data de nascimento nome da mãe completo e telefone para contato.

Após esse preenchimento, é necessário inserir um código de segurança, fornecido na própria página, e em seguida clicar em “Confirmar Dados”. Após isso o interessado será redirecionado para a página de confirmação de dados. Verifique atentamente se todos estão preenchidos corretamente. Caso algo esteja errado, clique na opção “Corrigir”. Porém, se tudo estiver certo, aperte na opção “Continuar”.

Caso seja a sua primeira via ou se tiver mais de 60 anos, você será encaminhado para a tela de seleção do posto de identificação da Polícia Civil que deseja ser atendido. Ao selecionar, é preciso escolher o horário de atendimento desejado. Após isso, será exibido a data prevista para este atendimento. Após isso, clique em “Confirmar”. Na próxima tela irá aparecer o comprovante com seus dados, horário de atendimento e data estimada, além de documentos necessários para o dia marcado.

Já a carteira de trabalho tem uma versão digital, chamada de “CTPS Digital”. Com ela, o empregado consegue consultar os detalhes sobre seus contratos de trabalho, as últimas anotações feitas pelo empregador e também pode reportar divergências. O trabalhador pode acompanhar o processamento de qualquer pedido referente ao documento tanto no site do governo quanto no aplicativo. Ao se cadastrar pela primeira vez, caso esta seja a primeira via do documento, é gerado o número do documento automaticamente no final do processo de cadastro.

Para obter a carteira de trabalho digital, por meio de um computador, os interessados devem ter em mãos o número do CPF e criar uma conta autenticada no site do Governo Federal, após isso basta ir no campo de busca e digitar “Carteira de Trabalho Digital” (sem as aspas). Esta mesma opção está disponível para celular, basta baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, nos smartphones Android ou IOS. Na versão móvel tem a opção de receber notificações cada vez que seu contrato de trabalho for modificado.

CPF

Os pedidos de regularização do CPF devem ser solicitados apenas pelo contribuinte que estiver com a situação cadastral suspensa e não esteve obrigado a entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física nos últimos cinco anos. O pedido pode ser feito pelo próprio contribuinte (quando maior de 16 anos), seu representante legal, judicial ou procurador. Nos casos de menores de 16 anos, tutelados, curatelados e outras pessoas físicas sujeitas à guarda judicial deve ser feita pelos pais, tutores, curadores ou responsáveis. Para fazer a alteração, é preciso preencher o formulário eletrônico chamado de “Alteração de Dados Cadastrais no CPF”, disponível no site.

 

Postar um comentário

0 Comentários