não mexer

header ads

Missas com fiéis voltam a ser celebradas em diversas cidades do País


Após quase dois meses de Santas Missas sem público, por conta da peste chinesa, diversas Arquidioceses e Dioceses brasileiras estão retomando as celebrações eucarísticas com a presença de fiéis. Para isto, as celebrações seguem as recomendações das autoridades sanitárias.
 
Arquidiocese de Goiânia
Na Arquidiocese de Goiânia, desde o dia 26 de abril as paróquias foram autorizadas a realizar celebrações eucarísticas com a presença de público. Isso ocorreu após a publicação de um decreto, por parte do governo do Estado de Goiás, autorizando as igrejas a voltar a ter a participação do povo nas celebrações. 

Dentre as orientações a serem seguidas estão o distanciamento entre os fiéis, o acolhimento de somente 30% da capacidade das igrejas, o que evita aglomerações, medição de temperatura dos fiéis na entrada dos templos, higienização dos espaços após cada missa, entre outras. 
Maiores de 60 anos e crianças com menos de 12, não podem participar, já que fazem parte do grupo de risco, e poderão continuar acompanhando as celebrações através da internet. 

Diocese de Joinville
Na Diocese de Joinville, e em outras 17 cidades do Norte de Santa Catarina, a retomada da realização de Missas com público presente foi iniciada no dia 1º de maio, após o governo do Estado autorizar a reabertura de igrejas e templos. 

Seguindo as orientações da secretaria estadual de saúde e da vigilância sanitária, a Diocese de Joinville redigiu um documento com as normas que devem ser seguidas pelas paróquias durante as celebrações para prevenir o contágio pelo coronavírus. 

Dentre as medidas estão a obrigatoriedade do uso da máscara por parte dos fiéis durante todo o tempo que permanecerem nos templos, a higienização adequada das mãos com álcool gel, o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas e a lotação máxima de 30% das igrejas. 

Durante o período da epidemia as transmissões ao vivo continuarão sendo realizadas, para que dessa forma sejam atendidos os fiéis enquadrados no grupo de risco, impossibilitados de frequentar os templos. 

Diocese de Criciúma
O retorno se deu desde a última quarta-feira (13/5), através de um documento encaminhado às paróquias, contendo as medidas sanitárias e assinado pelo Bispo Dom Jacinto Inácio Flach. 

O retorno está sendo gradual, tendo sido iniciado pela igreja matriz de cada paróquia. Atendimentos individuais deverão ser agendados diretamente com os sacerdotes, que podem atender os casos mais urgentes. No entanto, pede-se para que os que puderem, aguardem um pouco. 

As transmissões de missas e terços pela internet continuarão ocorrendo. 

Diocese de Toledo
As Missas com participação dos fiéis foram retomadas neste sábado (16/5). O anúncio do retorno foi feito pelo Bispo local, Dom João Carlos Seneme, que deixou clara a necessidade de seguir as orientações de prevenção determinadas pelos órgãos de saúde. 

Através de um comunicado, dirigido aos Párocos e Vigários Paroquiais, o Bispo revogou as determinações anteriores que suspendiam as celebrações de Missas com participação do povo autorizando a retomada das mesmas, assim como reuniões pastorais e a realização de outros sacramentos nas paróquias autorizadas por decretos municipais. As celebrações do sacramento da Crisma seguem suspensas na Diocese. 

Segundo o prelado, não é possível estabelecer diretrizes iguais para a toda a Diocese. Portanto, ele aconselha que cada Paróquia siga rigorosamente as regras determinadas pelo Prefeito Municipal, emanadas através dos Decretos Municipais, que normalmente indicam as regras. 

Arquidiocese de Maringá
A Arquidiocese de Maringá retomou as celebrações de Santas Missas com a presença de fiéis a partir deste  domingo (17/5). A decisão foi tomada após publicação do decreto nº 637/2020, em que a Prefeitura de Maringá autoriza as celebrações de Missas com a presença de fiéis, com restrições. 

(Fonte:GaudiumPress)

Postar um comentário

0 Comentários