não mexer

header ads

Militares do Exército e da Força Aérea no Ceará realizam treinamentos contra a Covid-19




Militares das Forças Armadas no Ceará receberam capacitação em defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN) nesta semana.O objetivo da atividade, realizada no Colégio Militar de Fortaleza, foi preparar a tropa convencional do Exército Brasileiro e da Força Aérea para atuarem no reconhecimento, proteção e descontaminação biológica do Covid-19.
Capacitados, os militares podem atuar na defesa biológica visando à desinfecção de algumas estruturas estratégicas, de grande fluxo populacional, a exemplo de rodoviárias e terminais de integração de ônibus em Fortaleza e na Região Metropolitana. O Corpo de Bombeiros também participou do treinamento.

O Governo do Ceará, por ofício, solicitou ao Comandante da 10ª Região Militar, no dia 26 de março de 2020, a disponibilização de tropas especializadas em defesa biológica, já visando futura demanda do Estado.

Simulações
Profissionais de saúde do Hospital Geral de Fortaleza (HGeF) também receberam capacitação no início deste mês de abril. Ao todo, 16 médicos, dentre eles, cirurgiões, intensivistas, oftalmologista, ginecologista, clínicos e um médico perito foram treinados na sede do Núcleo de Capacitação e Simulação em Saúde numa parceria com a Associação Médica Cearense e outras entidades.

Foram realizados treinamentos básicos em reanimação, entubação, ventilação mecânica e protocolos de tratamento da Covid-19, além de demonstrações teóricas e práticas sobre procedimentos adotados em meio à contaminação.

As equipes foram divididas em dois grupos evitando assim aglomerações e mantendo o distanciamento entre as pessoas, em um treinamento que durou cerca de seis horas.

No HGeF, em março deste ano, foi implementada uma barreira sanitária no estacionamento da unidade hospitalar. Uma equipe de triagem, formada por profissionais da saúde, recepciona os visitantes com um questionário, quando ainda dentro dos veículos. Em seguida, é feito um cadastro de quem tem o acesso liberado. Durante a parada também é feito uma aferição de temperatura. Cada carro ou moto estacionado recebe identificação por placas informando onde o condutor se encontra dentro do hospital.

As medidas de proteção contra a proliferação do coronavírus também foram implementadas no 23º Batalhão de Caçadores. No local, foi instalado sistema de rodízio de militares durante o expediente, reduzindo assim a aglomeração de pessoas, sem afetar a operacionalidade do batalhão. A unidade militar também instalou uma barreira de triagem para inspecionar a entrada e saída de visitantes e integrantes do Exército.

Por João Lima Neto, G1CE

Postar um comentário

0 Comentários