não mexer

header ads

Exército anuncia reforço de tropas para conter aumento de homicídios no Ceará durante motim de policiais



O comandante da 10ª Região Militar do Ceará, Fernando da Cunha Mattos, afirmou neste sábado (22) que o reforço que o Ceará recebeu das tropas federais foi "inicialmente insuficiente" para a Garantia da Lei e da Ordem durante o motim de policiais militares.
Isso explica, segundo o comandante, o aumento no número de homicídios durante o motim dos policiais. Entre 6h da quarta-feira (19) e a manhã deste sábado, foram 88 homicídios no estado. Até antes do motim, o Ceará tinha uma média de seis assassinatos por dia.

"A tropa está iniciando a sua presença agora, então os efetivos estavam inicialmente muito limitados, por isso o Comando do Nordeste enviou novas tropas, de quatro estados, pra dar um volume de tropa adequado para missão. Os meios inicialmente estavam insuficientes", afirmou Mattos.

Com a aplicação da Garantia da Lei e da Ordem, o Exército assume o controle da Operação Mandacaru, como foi batizada a ação para garantir a segurança durante o motim de policiais militares. As equipes do Raio, Choque e Cotar – da Polícia Militar do Ceará – passam a responder às ordens do Exército durante a Operação Mandacaru.


Atualmente, a Operação Mandacaru conta com:



·         2,5 mil soldados do Exército
·         150 agentes da Força Nacional
·         212 policiais rodoviários federais que foram deslocados de outros estados
·         Policiais do Raio, Choque e Cotar

Poder de policiamento


Ainda conforme Mattos, o Exército vai começar neste domingo (23) a exercer o poder de polícia nas ruas de Fortaleza, medida que deve reduzir os homicídios na capital cearense.


"Essa tropa, aí sim, ela vai começar a partir de amanhã as funções da Garantia da Lei a e da Ordem, o policiamento ostensivo. Quando o policiamento ostensivo está ausente ou limitado, obviamente a segurança pública de alguma maneira fica comprometida."


Outra medida que será adotada será o uso de veículos blindados. "Os blindados serão utilizados para garantir a segurança de quem está dentro. Será um reforço no patrulhamento", explica o comandante do Exército no Ceará.

Aumento no número de homicídios


De acordo com os dados do Monitor da Violência do G1, mesmo com a redução de 50% no número de crimes violentos entre 2018 e 2019, o Ceará ainda registrou 2.235 assassinatos no ano passado.


Os 88 homicídios contabilizados em apenas três dias deste mês já equivalem a 53% do total registrado em fevereiro de 2019, quando ocorreram 1.364 mortes no estado. 

Por G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários