não mexer

header ads

Chuvas devem ser mais escassas nos próximos dias em todo o Ceará, diz Funceme


Os próximos dias devem ser de precipitações mais escassas em todo o Ceará, de acordo com a previsão  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão, o principal sistema indutor de chuva no norte do Nordeste, no período de fevereiro a maio, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais afastada e a tendência é de tempo firme em praticamente todo o Estado.


Ainda segundo os meteorologistas do órgão, há a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está sobre o noroeste da Bahia, que acaba desfavorecendo precipitações no Ceará.

10 maiores chuvas por posto de ontem:

Campos Sales (Posto: Campos Sales) : 29.0 mm
Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 25.2 mm
Guaiúba (Posto: Guaiuba) : 22.0 mm
Russas (Posto: Russas) : 14.8 mm
Ocara (Posto: Acude Batente) : 14.0 mm
Coreaú (Posto: Coreau) : 13.5 mm
Potengi (Posto: Potengi) : 10.5 mm
Aratuba (Posto: Aratuba) : 6.0 mm
Cariré (Posto: Carire) : 6.0 mm
São Benedito (Posto: Sao Benedito) : 6.0 mm

Chuva passageira e fraca

A previsão da Funceme é de predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva passageira e com intensidade fraca na faixa litorânea, Maciço de Baturité e também na Ibiapaba nesta segunda (13). O mesmo é esperado para esta terça (14) e quarta-feira (15), mas com chances também no Sul do Ceará.

O fim de semana já foi de chuvas mais reduzidas em relação entre quarta-feira (8) e sexta-feira (10). O cenário de precipitações mais escassas entre sábado (11) e domingo (12) já havia sido indicado pela Funceme.

No intervalo de 24 horas entre as 7h deste domingo e as 7h de segunda, balanço parcial indica registros em, pelo menos, 14 municípios. Sendo os maiores acumulados em Campos Sales (29 mm), Barroquinha (25,2 mm), Guaiúba (22 mm) e Russas (14,8 mm). 

Pré-Estação


Chegando ao fim da primeira quinzena do mês de janeiro, último período da Pré-Estação, o Ceará encontra-se com chuvas quase próximo à média. Atualmente, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta observado de 83,7 mm, ainda 15,2% do esperado para o mês como um todo.

Por: DIÁRIO DO NORDESTE

Postar um comentário

0 Comentários