não mexer

header ads

TRE: Eleitor de Potengi e Araripe poderá ter titulo cancelado por falta de biometria


Com vistas às eleições 2020 o Tribunal Regional Eleitoral deu início nesta sexta-feira (09/08) no período da manhã aos procedimentos de biometria da 68ª Zona Eleitoral que compreende os municípios de Potengi e Araripe que passa a ser obrigatória para os eleitores dos dois municípios. O ato inaugural da Audiência Pública aconteceu no auditório da Escola Profissional, Valter Nunes de Alencar em Araripe para marcar o lançamento da campanha.  
Vice-Prefeito de Potengi, Galvão Alves,Desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto,M.M.Juiz eleitoral, Dr.Sylvio Batista Dos Santos e Prefeita Alizandra Gomes.
Na abertura o importante evento de solenidade contou com a presença do Desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, Corregedor Regional Eleitoral TRE-CE, do M.M.Juiz eleitoral, Dr.Sylvio Batista Dos Santos , do Promotor Eleitoral, Dr.Tiago Marques Vieira, de Juazeiro do Norte o Juiz Auxiliar, Dr.Luiz Sávio de Azevedo Bringel, da Presidente da Biometria e da Coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral, Lorena Belo, que fez uma minuciosa explanação da situação biométrica de Araripe e Potengi dando oportunidade aos presentes para discutir, tirar dúvidas e solicitar detalhes de informações a cerca da temática.  
Coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral, Lorena Belo.
O evento contou também com a presença da prefeita de Potengi, Alizandra Gomes e do Vice-prefeito Galvão Alves, Vereadores Otaviano Silva, representando a Presidente da Câmara, Jailânia Brilhante, Leonir Cavalcante, Secretário de Assistência Social, Erick Rocha,  Secretária de Saúde, Clara Sayonara, Secretário de Agricultura, Nicodemos Rodrigues, Secretária de Educação, Ana Maria, Secretário Finanças, Vando, dentre outros. De Araripe a presença dos vereadores: João de Vilma, Eriberto Castro, Zé Gordim, Chico de Moisés, Roberta Almino, Arlete e Roberto Guedes Presidente da Câmara Municipal de Araripe.  

O Desembargador, Inácio de Alencar Cortez Neto, inicialmente em suas palavras falou da satisfação do momento ser muito importante relembrando que  há 33 anos assumia recentemente a Comarca de Araripe, na época o Tabelião, José Humberto de Alencar era Oficial do Primeiro Oficio que lavrou o seu termo de posse, tendo como prefeito o senhor, Elizio Alves de Alencar. Lembrou também que no dia da posse estava seu pai, Doutor Jesus que na época Militar era o único advogado, Dona Laís, Antonio Vianês de Andrade Alencar, oficial de justiça Geraldo, dentre outros. “Essa cidade me acolheu com muito carinho e com muito zelo e gosto sempre de ser pontual com a justiça”. Disse. 

Fez questão de lembrar-se de Potengi que segundo ele na mesma época o prefeito de Potengi era Antonio Rivaldo Rodrigues, e que tinha amigos, citando nomes como o do senhor, Chico Mirô, Toinho Alves, Seu Luzinho, Valentim que era Gerente do Banco do Brasil, dentre outros. Entusiasmado e muito contente falou que encerra com sua contribuição à biometria do Estado do Ceará na cidade em que ele começou a sua vida como Juiz, solicitando o engajamento de todos para a conclusão dos trabalhos.

Técnica/Processo de Revisão Biométrica.

A Coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral, Lorena Belo, deixou claro de que o eleitor de Potengi e Araripe que não realizar o cadastramento biométrico dentro do prazo terá seu titulo de eleitor cancelado ficando sujeito a alguns impedimentos, entre eles obter passaporte e carteira de identidade, impedido de votar, se inscrever ou receber bolsa família,emitir passaporte,fazer matriculas em instituições públicas de ensino de inscreve-se em concurso ou prova para cargo ou função pública. 

Para facilitar o cadastramento estarão disponíveis os trabalhos também no Fórum de Potengi de segunda á sexta das 8hs ás 17hs, basta o eleitor comparecer ao local portando documento oficial com foto e comprovante de residência. Ainda para atualizarem as informações o eleitor também será fotografado e terá as impressões digitais colhidas.  

Reforçando as informações ela cita também o exemplo: “Se um eleitor de Araripe estiver em Potengi ele poderá realizar sua biometria em Potengi, e vice versa sem nenhum problema”. Outra informação importante é para quem vai tirar o titulo pela primeira vez, ou vai tirar a segunda via, o prazo vai até maio de 2020. Ela deixa claro que o assunto principal do momento é a biometria e que o eleitor deve se antecipar para evitar filas e demora, para isso devem fazer seu agendamento com antecedência, para outras informações e dúvidas do eleitor ligar para o número 148 que funciona de segunda à sexta no horário das 07hs ás 19hs ou 3.453-3826 COACE-TRE. 

Com o cadastramento biométrico, o eleitor passa a se identificar pondo sua digital no microterminal da urna eletrônica, não precisando mais aditar sua assinatura no caderno de votação. Potengi conta atualmente com 8.000 eleitores e a cidade de Araripe com 17.483 eleitores. O prazo para os eleitores realizarem a revisão biométrica obrigatória nestes municípios vai até o dia 11 de outubro e a revisão se estende até 31 de outubro de 2019. 

No Ceará dos seis milhões, trezentos e setenta e nove mil e noventa e nove eleitores, cinco milhões, trezentos e vinte mil já fizeram a biometria, o que representa 83,4% em todo o estado. Para o Ciclo 2019/2020 é esperado pela meta do TRE concluir o cadastramento biométrico dos eleitores de todo o Estado e realizar Eleições 100% biométricas em outubro de 2020.

Site: Potengi Na Internet (Jornalista: Ivanildo Souza).
(DRT-CE - Registro Profissional MTE-0003788CE).

(Reprodução autorizada mediante citação Site Potengi Na Internet).

PARA VER GALERIA DE FOTOS CLIQUE ::Aqui::

Postar um comentário

0 Comentários