não mexer

header ads

Sonho de artesão, "Mestre Françuli", é realizado com inauguração de museu em Potengi


A oficina do Mestre Françuli, o inventor de Potengi, é mais um dos Museus Orgânicos a ser inaugurado no Ceará e o segundo museu de tesouros vivos existente Potengi, o primeiro museu neste conceito foi inaugurado na residência do Mestre de Reisado Antônio Luiz de Souza no mês de setembro na localidade do sitio Sassaré, zona rural do município. Na terra conhecida nacionalmente por “Potengi A Cidade Que Não Dorme”, o agricultor, conhecido por Mestre Françuli, fabrica pequeno e grande replicas de aviões, sendo a sua especial arte e inspiração desde a sua infância.
O evento inaugural do Museu Oficina Mestre Françuli contou com a presença da população e de várias autoridades do município e da região com apresentações culturais incluindo apresentações da Banda Cabaçal Santo Antônio além da apresentação do Grupo de Forró Pé de Serra Na Base da Chinela. A iniciativa segundo os organizadores é de difusão cultural do Sesc Ceará, que congrega 2500 artistas de todo o País. Assim como em Potengi fortalece essas expressões tradicionais, já reconhecidas pela comunidade em que cada Mestre vive e construiu sua história.  
Rendendo homenagens através da cultura local o museu virou o seu grande sonho realizado na tarde desta quinta-feira (14/11) e faz parte do projeto de  Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri do Sesc Ceará e da Fundação Casa Grande, o museu fica localizado no centro de Potengi nas intermediarias da Rua Francisco Guedes e Avenida Herculino Marrocos e é chamado pela população “O Beco do Françuli” levando o nome do artesão.


Ivanildo Souza/Site Potengi Na Internet.
CLIQUE ::AQUI: PARA VER AS IMAGENS.

Postar um comentário

0 Comentários