não mexer

header ads

Mais da metade da bancada federal do Ceará trocou de partido

Mais da metade dos 22 parlamentares que representam o cearense na Câmara dos Deputados não está mais no partido no qual disputou a eleição de 2014. O percentual, de cerca de 59%, é maior do que a média da Casa, na qual 159 dos 513 parlamentares trocaram de legenda até o começo de maio, representando cerca de 31% do total, segundo dados da Agência Lupa.

A bancada do PROS foi a que mais teve mudanças: Domingos Neto foi para o PMB e depois para o PSD; Leônidas Cristino eAntônio Balhmann ingressaram no PDT; Vicente Arruda, que foi efetivado após a posse de Arnon Bezerra (PTB) como prefeito de Juazeiro do Norte, já havia deixado a sigla para ingressar no PDT. Este ano, ele filiou-se ao PR;

Por outro lado, Vaidon Oliveira, que assumiu após a renúncia de Moroni Torgan (DEM) para assumir a vice-prefeitura de Fortaleza, trocou o DEM, pelo qual se candidatou em 2014, para ingressar no PROS. Vitor Valim, então no MDB, também se juntou ao PROS.

O parlamentar com mais mudanças de siglas ao longo da legislatura é Danilo Forte (PSDB). O hoje tucano foi eleito pelo MDB. Entretanto, já no ano seguinte ele filiou-se ao PSB, no qual permaneceu até a janela partidária deste ano, que se encerrou no começo de abril. Durante o período de mudança, ele chegou a filiar-se ao DEM, mas acabou mudando de ideia, migrando para seu atual partido. Além de Forte, quem também deixou o MDB foiAníbal Gomes, que passou a integrar o DEM.

Os emedebistas, entretanto, passaram a contar com Moses Rodrigues, originalmente eleito pelo PPS. Adail Carneirotambém trocou de partido, indo do PHS para o Podemos (antigo PTN), enquanto Macedo, que deixou o PSL, passou pelo PMB, voltou para o PSL e terminou no PP.

Odorico Monteiro, eleito pelo PT, chegou a militar no PROS antes de ingressar no PSB, enquanto Cabo Sabino, por sua vez, deixou o PR em favor do Avante (antigo PTdoB).

Fonte: Blog do Edison Silva | DN

Postar um comentário

0 Comentários