O avião que sofreu um acidente enquanto transportava a equipe da Chapecoense era de modelo Avro Regional Jet 85 (RJ-85), também conhecido como Jumbolino. Segundo sites especializados em aeronaves, a aeronave de matrícula CP-2933 tinha 17 anos e era o único da companhia aérea boliviana Lamia. No momento da queda, tinha 72 passageiros e nove tripulantes.
De acordo com o site Sport, da Espanha, o avião que sofreu um acidente com o time da Chapecoense foi utilizado por Messi e os jogadores argentinos na viagem para o Brasil, há menos de três semanas, quando a seleção hermana foi derrotada pelos comandados de Tite pelas eliminatórias da Copa do Mundo, no Mineirão.
Ainda conforme o site El Colombiano, o presidente do Atlético Nacional, Juan Carlos de la Cuesta, equipe que enfrentaria a Chapecoense, disse que o avião tinha tradição em transportar equipes de futebol e, há algumas semanas, havia sido utilizada pelo Nacional para uma viagem a La Paz, na Bolívia, e também pela própria Chapecoense.
Com capacidade para até 100 pessoas, é uma aeronave regional fabricada no Reino Unido pela British Aerospace. Quadrimotor do tipo narrow-body, é muito utilizado para voos curtos na Europa. O RJ-85 tem envergadura de 26 metros, comprimento de 28,5 metros e altura de 8,6 metros.
(com Agências)
0 Comentários