não mexer

header ads

Concurso para a PM/CE começa a tramitar na AL

O último concurso correu em 2012 e apresentou 1.000 oportunidades para soldado. (Foto: Diário do Nordeste)
Anunciado em novembro de 2015 pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Delci Teixeira, os concursos para a Polícia Militar do Ceará começam a dar o primeiro passo para sua execução.

No último dia 7 de abril, o governador Camilo Santana enviou à Assembleia Legislativa o projeto de criação de 4.200 novas vagas de soldado para a Polícia Militar, que serão preenchidas em três concursos até o ano de 2018. A previsão é de que sejam contratados 1.400 profissionais em 2016, 1.400 em 2017 e 1.400 em 2018.

Os trâmites para a realização dos processos seletivos iniciarão tão logo for aprovado pelos deputados. Segundo Camilo Santana, as novas vagas propostas representam acréscimo de 25% ao efetivo atual da PM. "Investir na segurança pública, ampliar e interiorizar a atuação da polícia é um compromisso pessoal meu. Mesmo em um período de dificuldades financeiras é prioritário dar condições para a construção de um Ceará mais tranquilo e pacífico", afirmou o governador.

A mensagem enviada à AL modifica algumas regras para o ingresso na corporação. Pessoas com menos de 18 anos, por exemplo, poderão se inscrever no concurso, desde que, no início de curso de formação, tenham atingido a maioridade. Já pessoas com mais 30 anos poderão ingressar no curso de formação, desde que no momento da inscrição tenham menos de 30, idade limite para ingresso.

Último concurso
Aos interessados, a preparação deve já pode ter início, tendo em vista que a concorrência do último concurso para soldado da PM/CE foi de 40,8 para uma vaga. De acordo com a Cespe/UNB, organizadora da prova na época, 40.805 candidatos se inscreveram para a seleção que ofereceu 1.000 oportunidades.

O cargo exigiu ensino médio completo; altura mínima de 1,62m para homens e 1,57m para mulheres; obrigações eleitorais e militares quitadas; e idade entre 18 e 30 anos.

A triagem dos participantes ocorreu por meio de prova objetiva de conhecimentos básico e específico; exames médico, odontológico, biométrico e toxicológico; e curso de formação profissional.

Dentre os deveres do soldado estão as missões institucionais previstas nas Constituições Federal e Estadual, no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (Lei nº 13.729/2006) e nas demais normas legais e regulamentares.

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários