Um vídeo compartilhado nas redes sociais nos últimos dias, mostrando o que seria uma piada do presidente americano, Barack Obama, com o Brasil é falso.
Nos trechos em que o presidente americano supostamente faz referências ao Brasil, as legendas em português não correspondem ao que ele diz em inglês. O discurso em questão, na verdade, foi feito em outubro de 2010, em um evento chamado "Fortune Most Powerful Women Summit" e está disponível na íntegra no site da Casa Branca.
No trecho do discurso usado pelo vídeo distribuído no Brasil, um barulho ecoa no púlpito e o presidente brinca com a plateia em referência ao provável problema técnico.
Na versão que viralizou pelas redes sociais, aparece na legenda em português: "Seria isso um grampo? Ah, graças a Deus. Está tudo bem. Todos vocês sabem quem eu sou. Mas tenho certeza de que, se fosse no Brasil, estariam realmente nervosos agora". Em seguida, ainda na versão erroneamente traduzida para o português, a legenda diz que, "caçam juízes em vez de bandidos, lá (no Brasil), agora mesmo".
O vídeo foi divulgado por uma página no Facebook intitulada "Jair Bolsonaro Presidente 2018" e já teve mais de 7 milhões de visualizações. "Obama faz menção à corrupção do Brasil", escreveram ao postar as imagens. Pelo Whatsapp, muitas pessoas compartilharam o vídeo dizendo que "o Brasil já tinha virado piada nos Estados Unidos".
O administrador de uma das páginas que reproduziram o vídeo disse que tudo não passou de um mal entendido e que o vídeo era apenas uma paródia.
"Ontem (sábado), quando assisti a esse vídeo pela primeira vez, não tinha nenhuma menção à "sátira". Estamos na iminência duma possível disputa civil e vocês acham que o viés dessa manipulação seria apenas para "descontrair"? É manipulação mesmo!", disse um internauta.
O vídeo faz parte de um discurso de quase 20 minutos de Obama sobre mulheres poderosas - como sua avó, que não fez faculdade mas conseguiu se tornar uma das primeiras mulheres a assumir a vice-presidência de um banco no Estado do Havaí. O presidente americano não cita o Brasil durante todo o discurso.
0 Comentários