O Reservatório de Sobradinho (BA) deverá recuperar, até o próximo mês, pelo menos 30% do seu volume útil se as chuvas em Minas Gerais continuarem caindo na mesma intensidade. A estimativa feita ao Blog é do professor e meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Mário Miranda.
Segundo o especialista, até ontem (22) pela manhã já haviam entrado na barragem 1,5 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) e sendo liberados pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) 820 m³/s. Atualmente o volume do lago, que estava praticamente zerado, já é de 3,5%.
O Professor Mário ressalta que, pelos dois principais pontos de medição das águas pluviais em Minas - as regiões de São Romão e São Francisco - as expectativas são as melhores possíveis. O quadro positivo se completa, segundo ele, porque em municípios da Bahia por onde as águas passam até chegar a Sobradinho, o volume é considerável.
"Em Bom Jesus da Lapa, estão passando 3,8 mil m³/s. Em Morpará, são 1,8 mil m³/s. Até ontem choveu também choveu 90 mm em Barra e 220 mm em Santa Rita de Cássia nos últimos dias",explicou. O volume previsto até fevereiro para entrar no reservatório, de acordo o meteorologista da Univasf, é de 5,2 mil m³/s..
0 Comentários