O Programa VaiVem, que garante passagens de ônibus gratuitas para estudantes em viagens entre cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), poderá ser expandido para as Regiões Metropolitanas de Sobral e Juazeiro do Norte.
A afirmação é do governador Elmano de Freitas (PT), em entrevista à TV Verdes Mares, nesta quarta-feira (20).
"O projeto inicia na Grande Fortaleza, mas há sim como expandi-lo. Para juventude da Região Metropolitana do Cariri e Região Metropolitana de Sobral. Nós temos Sobral e Cariri são regiões metropolitanas aprovadas em lei e que tem uma grande juventude morando no entorno dessas cidades. São estudantes que necessitam o uso de transporte público e quem possuem renda baixa. Quero, no futuro poder estender, mas isso depende da nossa capacidade financeira e orçamentária."
Elmano de Freitas também disse que o programa será ampliado em maio para desempregados e pessoas de baixa renda.
"A pessoa desempregada, a partir de maio, na Região Metropolitana terá também direito à passagem gratuita para ele procurar o seu emprego. Estamos organizando o Sine/IDT para que essa viagem seja clara. É necessário que a pessoa saia de casa e vá direto para o local da vaga. Para que ali ela possa conseguir o emprego. Visitar a empresa para quem sabe conseguir ali sua vaga de emprego", afirmou.
O lançamento oficial do programa acontece nesta quarta-feira, no município de Maranguape, na Grande Fortaleza, quando serão distribuídos os primeiros cartões. O chefe do executivo acrescentou que pretende também ampliar o benefício para pessoas carentes.
"Nós queremos avançar para as pessoas que estão no Ceará sem Fome, no Bolsa Família, aquelas famílias com renda mais baixa, ou seja, garantir que essas pessoas sejam agraciadas", disse.
A iniciativa abrangerá, nesta primeira fase, todos os estudantes da Região Metropolitana de Fortaleza, de instituições públicas e privadas, que estejam regularmente matriculados em um município diferente do de moradia e possuam carteira de estudante válida para a macrorregião.
Entenda o projeto
O VaiVem vai beneficiar, inicialmente, estudantes que viajam entre cidades da Grande Fortaleza. Ele receberá um cartão que garante duas passagens grátis por dia, de domingo a domingo.
Pelo projeto, os beneficiários vão receber um bilhete eletrônico, o Cartão VaiVem, cadastrado com o CPF do usuário.
A proposta também prevê que a implantação ocorra de forma gradual, tanto no número de municípios atendidos quanto nas categorias de usuários beneficiados.
Atualmente, a Região Metropolitana de Fortaleza é composta de 19 municípios, incluindo a capital:
Aquiraz
Cascavel
Caucaia
Chorozinho
Eusébio
Fortaleza
Guaiúba
Horizonte
Itaitinga
Maracanaú
Maranguape
Pacajus
Pacatuba
Pindoretama
São Gonçalo do Amarante
São Luís do Curu
Paraipaba Paracuru
Trairi
O projeto prevê que o governo estadual
pode estender a gratuidade intermunicipal ao serviço de trens do Metrofor.
Atualmente, além de Fortaleza, apenas três municípios da RMF possuem estações
do Metrofor: Caucaia, Maracanaú e Pacatuba.
Fonte: g1 CE
0 Comentários