não mexer

header ads

No Cariri, volume de chuvas atinge média esperada para todo mês de maio; veja previsão do tempo.

Em 15 dias, a macrorregião do Cariri atingiu volume médio de chuva de 67.9 milímetros, ultrapassando a média normal esperada para todo o mês de maio, (63,6mm). Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Foto: Marciel Bezerra/Funceme

Apesar do índice ser considerado dentro da média, o desvio de 6,6% pode ser alterado na segunda quinzena do mês.

O Cariri é a única região do Estado em que o índice de precipitações ultrapassam 50mm. Na região, Caririaçu é o município com a maior chuva máxima, tendo registrado 150mm, seguido de Barbalha com 112mm.

Previsão

Para segunda-feira (15) e terça-feira (16), a previsão aponta uma redução das chuvas em todo o estado, sendo apenas as regiões do litoral e do Cariri com possibilidade de chuva fraca e isolada entre a madrugada e manhã. No restante do dia, espera-se tempo firme em todas as regiões.

Na quarta-feira (17), o cenário é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea.

De acordo com a Funceme, as chuvas previstas devem acontecer em virtude de áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, além do sistema de brisa e dos efeitos locais como temperatura, umidade e relevo.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no período da quadra chuvosa (fevereiro-maio), continua afastada da costa do CE, localizada ao norte da Linha do Equador, em torno de 4°N. Esta situação desfavorece a ocorrência de chuvas generalizadas no CE.

Fonte:Miséria

Postar um comentário

0 Comentários