não mexer

header ads

Clima Jazz e Mirante Sonoro marcam programação Cultural da UFCA neste mês de maio.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza, neste maio de 2023, edições de dois projetos musicais da instituição: o Mirante Sonoro e o Clima Jazz. O Mirante Sonoro é uma ação bimestral da Universidade, realizada no campus Juazeiro do Norte, sempre às quintas-feiras, ao pôr do sol (17h30). O local das apresentações é o Mirante: um equipamento de sociabilidade localizado no campus Juazeiro, ao lado dos estacionamentos dos blocos I e K.

Já o Clima Jazz é uma realização da UFCA em parceria com Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e com o Refúgio Café (R. Conceição, 759 – Centro, Juazeiro do Norte). Pelo projeto, são promovidas apresentações, explorando o gênero musical Jazz, no Refúgio Café, sempre às 19h, em dias programados. Nas edições 2023 do projeto, os dias são: 26 de maio, 28 de julho, 29 de setembro e 24 de novembro. Este ano, todos esses dias caem em sextas-feiras.

No próximo dia 18 de maio, pelo Mirante Sonoro, haverá apresentação do cantor e compositor Rafael Di Angelo (Voz/Violão), estudante de Música da UFCA. Atualmente circulando com seu show de estreia, “Supernova”, Rafael leva para o Mirante Sonoro músicas autorais, já lançadas em plataformas digitais, e releituras de músicas e artistas que são referência para sua obra. Di Angelo será acompanhado por Denisard Meneses (Guitarra) e por Hélio Júnior (Bateria).

Já no próximo dia 26 de maio, pelo Clima Jazz, o Refúgio Café recebe quatro músicos residentes na região do Cariri, para um show instrumental: Welton Santos (Sax), Diego Souza (Teclado), Remy Oliveira (bateria), além do professor do curso de Música da UFCA, Cláudio Mappa (baixo acústico). O repertório inclui standards de jazz da música brasileira, como Stella by Starlight, The Thrill is Gone, O Barquinho e Corcovado. Mirante Sonoro e Clima Jazz As ações são promovidas pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), por meio da Coordenadoria de Artes (CArtes-Procult/UFCA), conduzida pela professora do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA), Aglaíze Damasceno.

A CArtes-Procult/UFCA mantém uma Divisão de Articulação Artística da CArtes-Procult/UFCA), gerida pelo professor do curso de Música da UFCA, Cláudio Mappa. Conforme Cláudio, o Mirante Sonoro, idealizado por ele próprio e por Aglaíze, busca ser um espaço de acolhimento dos trabalhos musicais de alunos, de ex-alunos e de professores do Curso de Música da UFCA, também aberto à participação de músicos da região: “o projeto nasce da ideia de ocupação artística do espaço do Mirante, propondo à comunidade acadêmica e ao público em geral uma experiência sonora e visual, por meio de apresentações musicais, nesse ambiente aberto e acolhedor, com sua bela vista”, resume. Sobre o Clima Jazz, Cláudio Mappa diz que a expectativa é que a promoção da cultura do Jazz na região do Cariri possa contribuir para a formação dos estudantes de Música, para o incentivo à criatividade e para a troca de experiências entre músicos e apreciadores da linguagem na região.

“Desde meados do século 20, o Jazz vem se misturando a ritmos brasileiros, levando ao surgimento de outros gêneros, como a Bossa Nova e o sambajazz. O Ceará tem destaque nacional, sendo terra de grandes instrumentistas e do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga, um dos mais importantes e duradouros do país. O Cariri cearense, território de grande riqueza musical, mostra-se também como ambiente favorável ao Jazz, visto o histórico de iniciativas bem sucedidas em relação às influências jazzísticas, a exemplo do trabalho do compositor e violonista Cleivan Paiva”, explica o docente.

Serviço

Pró-Reitoria de Cultura Coordenadoria de Artes

cartes.procult@ufca.edu.br

Postar um comentário

0 Comentários