não mexer

header ads

Quixeramobim : Morre aos 69 anos, Luiz Gonzaga dos Santos, o sanfoneiro ‘Nonô’.

Morreu em Quixeramobim, na noite deste sábado, 15, Luiz Gonzaga dos Santos, o sanfoneiro ‘Nonô’, aos 69 anos. A causa da morte foi insuficiência respiratória, mas Seu ‘Nonô’ tinha um histórico de diabetes que, inclusive, ao longos dos anos, trouxe ao sanfoneiro dificuldade na visão e cuidados específicos com a saúde.

Natural de São José da Macaoca, o sanfoneiro se dizia filho de duas cidades: Quixeramobim e Madalena. Luiz nasceu na Macaoca, zona rural, antes da criação do município de Madalena, sendo quixeramobinense desde que nasceu e madalanense desde sempre.

Nunca escondeu a paixão pela sanfona e pelo forró verdadeiro, que sempre defendeu. ‘Nonô’ fez muito sucesso no sertão com o grupo ‘Nonô e Seus Caçulas’, um autêntico grupo de forró que rodou o Ceará ecoando o som da sanfona, zabumba e triângulo, os irmãos inseparáveis reunidos por outro Luiz, o famoso pernambucano.

O sucesso foi tamanho que ‘Nonô’ chegou a se encontrar com o próprio Rei do Baião em show na cidade de Baturité. Quem narra bonitas histórias são os músicos que participaram desse prestigiado momento e que lembram, com saudade, da época. O amor de ‘Nonô’ pela sanfona e pelo forró o rendeu também grandes premiações em renomados festivais. Certa vez, em passagem por Quixeramobim, Dominguinhos fez questão de que buscassem ‘Nonô’ para uma conversa, tamanha era sua aclamação e trabalho reconhecido na região.

Foi dele também a iniciativa de criação do programa ‘Crepúsculo Sertanejo’, que animou por vários anos os finais de tarde no rádio AM da Difusora Cristal. O sanfoneiro reunia amigos e apaixonados por Gonzaga para duas horas de música, conversas e alôs. Ele também foi personagem de filme, ‘Forró’, do projeto Ponto de Cultura, da ONG. IPHANAQ (2011).

O corpo do sanfoneiro está sendo velado na Funerária Amor Eterno, no Centro da cidade. A partir das 15h deste domingo, 16, amigos prestarão homenagem ao sanfoneiro. O seu sepultamento está programado para ocorrer às 16h, no cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Quixeramobim. ‘Nonô’ deixa esposa e 7 filhos.

Fonte: Repórter Ceará – Quixeramobim Agora

Postar um comentário

0 Comentários