não mexer

header ads

Ceará recebe novo aviso de chuvas intensas até a manhã desta segunda-feira (20); todas as cidades estão na lista.

As cidades cearenses podem continuar recebendo chuvas intensas até, pelo menos, esta segunda-feira (20), conforme um novo aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isso, todo o mapa do Estado entra para a área de "perigo", com precipitações de 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h. 

Isso acontece porque na última sexta-feira (17), o Inmet já havia comunicado sobre chuvas intensas da região central até o norte do Ceará e o novo aviso, deste domingo (19), amplia essa zona para os demais municípios. As chuvas intensas são esperadas até às 10h da segunda (20). 

O nível das chuvas esperadas para o Estado são entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Essa quantidade de água em tão pouco tempo motiva a classificação de “perigo de chuvas intensas”, porque com isso há chance de corte de eletricidade, queda de árvores e alagamentos. 

Além disso, o Inmet prevê ventos intensos, quando a velocidade chega de 60 a 100 km/h e também pode representar um risco para a população cearense. 

A intensidade com que as precipitações chegam ao Estado, inclusive, causa deslizamentos, alagamentos e até a morte de pessoas, desde a última semana. Nesse cenário, pelo menos 5 municípios decretaram estado de emergência.

Postar um comentário

0 Comentários