não mexer

header ads

Associação Caatinga desenvolve ações de educação ambiental com foco no empoderamento de mulheres, na geração de renda e na resiliência às mudanças climáticas..

Destaque para o projeto No Clima da Caatinga, que irá promover oficinas sobre equidade de gênero e fomentar o empreendedorismo por meio da “Conserva, a escola da Caatinga”, uma iniciativa de educação multidisciplinar sobre o semiárido.

Neste mês dedicado às mulheres, a Associação Caatinga tem muito o que comemorar. Está sendo lançado o projeto “Conserva, a escola da Caatinga”, que irá promover oficinas com o objetivo de debater equidade de gênero e fomentar o empreendedorismo, além de outros temas relacionados ao semiárido. Nesta primeira fase da iniciativa, as ações serão voltadas exclusivamente para o público feminino. 

Vinte mulheres moradoras do entorno da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), serão envolvidas a partir da ação. Essa e diversas outras atividades voltadas, principalmente, para o público feminino do entorno da RNSA estão sendo desenvolvidas através do projeto No Clima da Caatinga, que tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Entre elas está a distribuição de tecnologias sociais sustentáveis para as comunidades, que ocorre desde 2010 e contempla a instalação de canteiros e banheiros biosépticos (técnica que trata os efluentes domésticos em âmbito local, de modo simples, seguro e eficiente, com a ajuda da natureza), meliponários (para criação de abelhas), cisternas de placa, fogões ecoeficientes (criado para reduzir o consumo de lenha, o risco de doenças e acidentes domésticos), forno solar e sistema bioágua (utilizado na irrigação por gotejamento). 

Outra ação está relacionada aos encontros de suporte à primeira infância, que visam acolher e orientar responsáveis por crianças de 0 a 6 anos sobre essa fase tão importante da vida. As reuniões abordam temas como nutrição, comunicação não violenta, vínculos familiares, saúde emocional, entre outros. “Nosso intuito com essa ação é oferecer às mães, pais e responsáveis das comunidades, que estão ao redor da Serra das Almas, um espaço de aprendizado e discussão sobre relações familiares e desenvolvimento infantil, tudo com a mediação de uma psicóloga especializada”, explica Marília Nascimento, coordenadora de Educação Ambiental da Associação Caatinga. 

Destaque também para as ações de geração de renda, focadas na conservação e no uso sustentável de recursos naturais, visando incentivar o fortalecimento da agricultura familiar nas comunidades atendidas pelo projeto. “As mulheres sofrem de forma intensa os impactos das mudanças climáticas agravados pela cultura patriarcal e pelo machismo, tendo menos oportunidades de conseguir emprego e de empreender, prejudicadas pelo acúmulo de tarefas domésticas, dupla jornada de trabalho, falta de planejamento familiar e de rede de apoio”, explica Daniel Fernandes, coordenador da Associação Caatinga. “As mulheres são grandes detentoras dos saberes tradicionais da Caatinga e ocupam um papel decisivo na mudança de paradigma necessária à relação do ser humano com a natureza. São multiplicadoras imediatas desse saber e grandes defensoras do meio ambiente. Por isso nossa escolha de trabalhar prioritariamente com as mulheres, público que compõe cerca da metade da população da região da Reserva Natural Serra das Almas”, complementa Daniel Fernandes. 

Para conferir mais ações do No Clima da Caatinga, basta acessar: www.noclimadacaatinga.org.br e o Instagram @noclimadacaatinga). 

Reserva Natural Serra das Almas

A Reserva Natural Serra das Almas é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A RNSA é reconhecida, pela Unesco, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as comunidades rurais do seu entorno. A unidade é a maior reserva particular do Ceará, conta com 6.285 hectares de área protegida que resguardam quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribuem para o escoamento de 1,5 bilhão de litros de água e estoca mais de 1,6 milhão de tonelada de carbono, além de sequestrar, anualmente, quase 23 mil toneladas de carbono da atmosfera. 

Sobre o “No Clima da Caatinga”

O projeto “No Clima da Caatinga” é uma iniciativa patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto tem a finalidade de buscar a diminuição dos efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga. 

Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Postar um comentário

0 Comentários