não mexer

header ads

2023:Confira a programação das Festividades dos 114 anos de Patativa do Assaré.

O município de Assaré inicia no período de 1 a 5 deste mês as festividades dos 114 anos  de nascimento de seu mais ilustre filho: Patativa do Assaré, Através de seus versos, que retratam o cenário do Nordeste e o sofrimento dos flagelados da seca, o agricultor de temperamento passivo conseguiu projetar a região para o mundo.

Reprodução.

Atualmente, ele é referência para estudos sociológicos e, pela dimensão de sua obra, está entre os mais importantes nomes da literatura brasileira.

na Serra de Santana, na casa onde Patativa nasceu e era chamado de "Senhorzinho" por seus familiares, vários violeiros reencontram-se para relembrar e tocar as músicas compostas por ele.

De acordo com a sua neta Isabel Gonçalves, a homenagem anual é mais que merecida. "O meu avó  era bem aceito pela sociedade e por isso merece todo o carinho de uma homenagem como essa. Acredito que, quando a gente fala nele, ele está presente. É uma emoção poder celebrar essa data", revela ao blog do Amaury Alencar. 


Reprodução.

Patativa nasceu em 5 de março de 1909, na Serra de Santana, e morreu em 8 de julho de 2002. Foi poeta popular, improvisador, cantor, compositor de canções amplamente conhecidas. O poeta do Cariri, que ficou cego ainda muito jovem, é o autor de poesias como "A triste partida", "Serra de Santana", "Cante Lá que eu Canto Cá", "Vaca Estrela e Boi Fubá", entre outras. 

Devido à grandiosidade de seu legado, que até hoje é objeto de estudo no Brasil e exterior, ele mantém seguidores. Em sua terra natal, estradas, ruas, rodovias e órgãos públicos levam seu nome.

Na programação elaborada pela secretaria de cultura do município, com o apoio da secretaria estadual de cultura, do Sesc Sistema Fecomercio,  haverá apresentações de renomadas bandas de forro, apresentações de artistas da terra, e missa pelo transcurso do seu aniversário na igreja matriz de Nossa Senhora das Dores, conforme foi informado a reportagem. 



Postar um comentário

0 Comentários