não mexer

header ads

Governadores do Nordeste discutem retorno do Projeto Transnordestina.

Nesta terça-feira (07), os governadores do Ceará, Elmano de Freitas, do Piauí, Rafael Fonteles, e de Pernambuco, Raquel Lyra, estiveram em Brasília reunidos com os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Walter Góes.

O encontro teve objetivo de discutir com técnicos e gestores alternativas de financiamento para o retorno dos trabalhos e dar velocidade à conclusão da ferrovia Transnordestina.

O projeto prevê a construção de 1.753km de malha ferroviária nos estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, além da recuperação de 585 km do trecho que liga Cabo (PE) a Porto Real do Colégio, em Alagoas. A Transnordestina tem foco no desenvolvimento econômico da região, com foco no agronegócio e na indústria mineral.

Na ocasião, o ministro Wellington Dias destacou o impacto socioeconômico do projeto.“Não existe uma obra mais social que essa, porque ela chega ao coração das áreas em que há mais população de baixa renda, criando oportunidades de emprego e renda para as famílias”, afirmou.

O ministro também pontuou a necessidade de agilidade para a conclusão da obra para a chegada de investimentos, "a riqueza que está na região só terá chances de se tornar fator econômico com a ferrovia", declarou.

Durante a reunião, Elmano reforçou que a conclusão da Transnordestina é fundamental para o desenvolvimento da economia da região Nordeste. "Desde então, estamos dialogando e buscando, juntos, soluções para acelerar a obra que trará mais empregos na sua construção e desenvolvimento para os nordestinos quando estiver concluída", declarou o governador do Ceará.

Apresentação e recurso

No encontro, o diretor-presidente da empresa Transnordestina "executora do projeto ferroviário", Tufi Daher Filho, fez uma apresentação detalhada sobre as etapas da obra e as possibilidades de repasses de verba.

Ainda nesta semana, será realizada nova reunião para debater o tema, com presença de representantes dos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Desenvolvimento e Assistência Social, dos Transportes, da Infraestrutura, da Fazenda, de Portos e Aeroportos e da Casa Civil da Presidência da República para que seja apresentado o quanto antes um projeto detalhado ao presidente Lula.

O MIDR será o responsável pela modelagem de um novo funding para financiamento das obras da ferrovia. Uma das propostas é o uso de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e da recompra de cotas do Fundos de Investimento do Nordeste (Finor) com esse objetivo. 

Miséria.com.br Por - Yanne Vieira

Postar um comentário

0 Comentários