não mexer

header ads

Covid-19 surgiu em laboratório na China, afirma Agência do EUA.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos concluiu que a pandemia de Covid-19 pode ter surgido em decorrência de um vazamento em um laboratório de Wuhan, na China. O entendimento foi apresentado em um documento sigiloso enviado à Casa Branca e a membros selecionados do Congresso norte-americano, obtido pelo Wall Street Journal.

Embora quatro outras agências e o painel nacional de inteligência mantenham o entendimento de que o vírus surgiu por meio de transmissão natural, o Departamento de Energia, que tem expertise científica e supervisiona uma rede de laboratórios nos EUA, se junta ao FBI no entendimento de que o patógeno escapou de um laboratório.

Embora o documento seja classificado como de “baixa confiança”, a hipótese de que o coronavírus surgiu em laboratório de Wuhan já foi levantada inclusive por cientistas da Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, todas as agências concordam que o vírus não se originou em decorrência de pesquisas com armas biológicas.

Atualmente, a teoria corrente é que a transmissão do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, começou a partir de animais comercializados no mercado de Wuhan, na China, no final de 2019. Independentemente da origem do vírus, a prevenção e combate à pandemia continuam sendo essenciais para garantir a saúde e segurança da população mundial.

Postar um comentário

0 Comentários