não mexer

header ads

Aiuaba registra a menor temperatura do Ceará.

A cidade de Aiuaba, no Sertão Central e Inhamuns do Ceará, teve na madrugada desta quinta-feira (9), a menor temperatura do ano no estado, com 14,6°C, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Foto/Redes Sociais.

Conforme a Funceme, a presença de uma massa de ar seco, menos aquecida, em ambiente de ventos fracos ou calmos, contribuiu para a queda das temperaturas noturnas, observadas pela rede de plataforma de coleta de dados do órgão, na metade sul e oeste do estado do Ceará, sobretudo em localidades de maior altitude, como Aiuaba. 

Ainda segundo a Funceme, as baixas temperaturas estiveram associadas a um ambiente de menor instabilidade, e ausência de chuvas. 

A massa de ar seco está associada à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), observado nas proximidades da área afetada pelas temperaturas baixas. O centro dos VCANs, geralmente apresentam subsidência em seu centro, que proporciona a estabilidade atmosférica e inibe a formação de nuvens, favorecendo a perda radiativa noturna, e a queda da temperatura em superfície. 

Site: G1

Postar um comentário

0 Comentários