não mexer

header ads

Morre yanomami que teve foto divulgada com desnutrição grave.

Em nota divulgada neste domingo (22), a Urihi Associação Yanomami informa o falecimento da indígena que teve uma foto divulgada para alertar sobre a situação de desnutrição do povo Yanomami.

Lideranças indígenas pediram para que a imagem não seja mais divulgada por ferir valores e rituais dos Yanomami em relação à morte de entes queridos.

A organização pediu que se evite o compartilhamento da imagem: “Na cultura Yanomami, após o falecimento, não pronunciamos o nome da pessoa, queimamos todos os seus pertences, e não permitimos que fotografias permaneçam sendo divulgadas”, explica.


Leia na íntegra:


Durante a visita a comunidade Kataroa, nesta última semana, recebemos a informação que a senhora Yanomami da imagem, veio a óbito por conta do seu grave estado de desnutrição.


Gostaríamos de pedir a todos que evitem a partir deste momento o compartilhamento da imagem dela, entendemos a importância de levar ao mundo a situação drástica, mas por questões culturais a sua imagem não poderá mais ser divulgada.


Na cultura Yanomami, após o falecimento, não pronunciamos o nome da pessoa, queimamos todos os seus pertences, e não permitimos que fotografias permaneçam sendo divulgadas.


Estamos vivenciando uma crise humanitária, e sabemos que o governo se mobilizou buscando ações que ofereçam todo o suporte que a população necessita neste momento.

É um momento triste, mas continuamos com toda força para que o povo Yanomami tenha sua dignidade de volta.

Autor:Com informações do Metrópoles

Postar um comentário

0 Comentários